quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Muitos projetos

Este blog não é mais atualizado. Veja o novo blog em: www.agileway.com.br

Hoje na hora do almoço encontrei um colega do meu MBA na rua. Ele me perguntou sobre o meu trabalho e eu falei que estava bem puxado, pois estava com oito projetos. Disse que era difícil se aprofundar em alguns, o que eu considero ruim.

Ele então me disse que na empresa dele, ele está com apenas... quarenta. QUARENTA. Como uma pessoa pode gerenciar QUARENTA projetos?

Eu me pergunto as vezes o que essas empresas esperam de um gerente de projetos. Normalmente somos responsáveis por grande parte do projeto, tendo que conhecer cronograma, escopo, garantir qualidade, etc. Fazer isso em um ou dois projetos já é complexo. Imaginem QUARENTA?

O que esperar de situações assim? O gerente de projetos será apenas um "administrador", delegando praticamente tudo para suas equipes. Não vai se aprofundar em praticamente nenhum projeto, manter uma relação mais próxima ao cliente, entender as suas necessidades e garantir que o projeto satisfaça o máximo possível.

Qual seria a capacidade ideal de projetos para um gerente? E qual seria a sua?

Pensar nisso nunca é demais :)

Abraços

Um comentário:

Marc Fast Jobs disse...

Qunado o seu colega diz que está gerenciando 40 projetos, é preciso primeiro entender qual é o papel dele nestes projetos. Na empresa em que eu trabalho, existe um escritório de projetos (PMO) que gerencia em torno de 70 projetos, sendo que cada analista cuida em torno de 20 projetos, porém, o que eles estão fazendo é gestão de portifólio. Ou seja, eles simplesmente acompanham o realizado versus o planejado de cada disciplina: prazo, custo, escopo, etc. e cobram as ações para correção dos desvios. Porém, para cada projeto, existe um GP alocado, este sim, entra no dia-a-dia do projeto e um GP não consegue ser responsável por mais de 2 ou 3 projetos. Para uma pessoa realmente "gerenciar" mais de 3 projetos, só se eles forem muito pequenos. Ou então o seu colega está simplesmente contando bravata.