quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Postagens ...

Prezados, como é período de férias, as postagens ficaram mais escassas. Vou manter uma média de um post a cada semana, ao menos. Mas aproveite este tempo e navegue pelos posts antigos. Tem bastante coisa que você não deve ter lido e com certeza irá lhe interessar ;)

Um grande abraço

Muitos projetos

Este blog não é mais atualizado. Veja o novo blog em: www.agileway.com.br

Hoje na hora do almoço encontrei um colega do meu MBA na rua. Ele me perguntou sobre o meu trabalho e eu falei que estava bem puxado, pois estava com oito projetos. Disse que era difícil se aprofundar em alguns, o que eu considero ruim.

Ele então me disse que na empresa dele, ele está com apenas... quarenta. QUARENTA. Como uma pessoa pode gerenciar QUARENTA projetos?

Eu me pergunto as vezes o que essas empresas esperam de um gerente de projetos. Normalmente somos responsáveis por grande parte do projeto, tendo que conhecer cronograma, escopo, garantir qualidade, etc. Fazer isso em um ou dois projetos já é complexo. Imaginem QUARENTA?

O que esperar de situações assim? O gerente de projetos será apenas um "administrador", delegando praticamente tudo para suas equipes. Não vai se aprofundar em praticamente nenhum projeto, manter uma relação mais próxima ao cliente, entender as suas necessidades e garantir que o projeto satisfaça o máximo possível.

Qual seria a capacidade ideal de projetos para um gerente? E qual seria a sua?

Pensar nisso nunca é demais :)

Abraços

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Agilistas-san

Este blog não é mais atualizado. Veja o novo blog em: www.agileway.com.br

Cena 1:

Daniel Larusso, cansado de ser um cara que apanha de todos, procura Sr. Kesuke Miyagi. Quer aprender Karatê para se defender. O Sr. Miyagi reluta mas aceita.

Cena 2:

Daniel-san chega no primeiro dia achando que vai dar voadoras e chutes mortais. Sr. Kesuke Miyagi o manda polir os carros. Em movimentos circulares. O dia todo.

Cena 3:

Daniel-san chega no segundo dia achando que vai dar voadoras e chutes mortais. Sr. Kesuke Miyagi o manda pintar a cerca. De cima para baixo, com calma. O dia todo.

Cena 4:

Daniel-san chega no terceiro dia achando que vai dar voadoras e chutes mortais. Sr. Kesuke Miyagi o manda varrer o deque de madeira. De um lado para o outro. O dia todo.

Cena 5:

Daniel-san chega no quarto dia puto da cara. Quer aprender Karatê, e não ficar pintando, polindo ou varrendo. Xinga o Sr. Miyagi e diz que é tudo uma bobagem.

Cena 6:

Sr. Miyagi o manda repetir cada um dos movimentos dos três dias. E aplica golpes de Karatê em Daniel-san. Os movimentos de polimento, pintura e varredura, são os mesmos usados na defesa dos golpes. O que parecia inútil, foi o início e a pedra fundamental para Daniel-san aprender, sem saber, Karatê.

Sim, se você percebeu esse é o filme "Karatê Kid".

A famosa cena 6, em vídeo:



Qual a analogia que podemos fazer com agile? Simples.

Quantos "agilistas-san" você conhece? Aqueles que conhecem SCRUM / XP / TDD / LEAN ou qualquer outro processo ou corrente ágil, e resolve implantá-la achando que terá resultados da noite pro dia?

Quantas vezes você já ouviu donos de empresa falarem "Agora faremos SCRUM!" e obrigarem as equipes a praticarem processos ágeis, sem que eles entendam o por quê?

Para ter sucesso com qualquer processo ágil, é preciso trabalhar com calma, ponto a ponto. "Wax on, Wax off", como o Miyagi diz no filme. Entender o processo... diagnosticar problemas... melhorar a comunicação... valorizar as pessoas... fazer sua equipe entender que mudanças vão acontecer... fazê-los perceber porque reuniões diárias, taskboards, etc são benéficas... tentar criar um projeto piloto... enfim.

Se você achar que pode simplesmente implantar agile (ou aprender Karatê) apenas lendo um livro e atropelando tudo, ou você sofrerá uma grande decepção com os processos ágeis (ou levará uma grande surra!).

Agora, toda vez que algum conhecido seu se afobar com processos ágeis, peça para ele assistir ao filme Karatê Kid. Afinal de contas, é um bom divertimento também.

Um grande abraço

2009!

De forma atrasada, mas de coração:

FELIZ 2009 PARA TODOS VOCÊS!

Muita saúde, alegrias e, principalmente, bom humor!