quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

"A nossa pressão"

Este blog não é mais atualizado. Veja o novo blog em: www.agileway.com.br

O Max Gehringer, em um podcast, comenta sobre três aspectos das empresas. A nossa missão, que mostra o que a empresa se compromete em oferecer; a nossa visão, que mostra o que a empresa pretende ser num prazo de tempo... e a nossa pressão. A nossa pressão é exatamente aquilo que faz a empresa se mover para atingir as duas anteriores.

Vou usar esse termo "a nossa pressão" para este rápido post, pois ele sintetiza bem a importância do nível tático dentro da empresa, ou seja, o nível gerencial.

Vejam minha situação: estou com um projeto que foi o primeiro que eu recebi. Logicamente, estou tratando este projeto com toda atenção e disposição que eu posso ter. O cliente não é estratégico para a empresa, mas para mim é: é o meu primeiro projeto. E eu quero que ele dê certo.

Acontece que ao mesmo tempo que é o meu primeiro projeto e que eu estou bastante dedicado, ainda tenho a que lidar com a minha curva de aprendizado. Estou numa área nova, estou cometendo alguns erros e acertos e, principalmente, buscando assimilar e aprender com tudo isso. E este projeto possui uma deadline fixa e imutável.

O projeto foi sendo conduzido e organizado de uma forma satisfatória. O problema é que temos muitos projetos e menos colaboradores do que poderíamos, teoricamente. E acho que essa equação está certa por questões administrativas, que não vem ao caso.

Pois bem, o projeto tem o prazo de entrega para segunda-feira. Ainda faltam algumas pendências do projeto e ele precisa ser encerrado no mais tardar na sexta pela manhã. Só que eu estou sem pessoas para auxiliarem no desenvolvimento. E tenho o cliente desesperado do outro lado.

A nossa pressão, neste caso, está partindo do cliente, da equipe, da empresa e de mim! Ao mesmo tempo, é preciso lidar com cada uma dessas partes de uma forma diferente, pois preciso satisfazer a todas elas.

O que eu quero concluir com tudo isso?

O nível tático das empresas, graças à "nossa pressão", se tornou nada mais, nada menos, do que a grande SOMATIZADORA organizacional. Nós apanhamos (no bom sentido) de todos os lados e não podemos transferir a paulada adiante... temos que amortecer, filtrar e repassá-la de forma mais... carinhosa.

Eu começo a achar que os livros de auto-ajuda são feitos para gerentes... nunca para a população do nível estratégico e operacional :)

Não entenda mal. Este é apenas um post "motivacional" para todos os gerentes! :)

Não, sério. Eu estava conversando com amigos e chegamos a essa conclusão... quis apenas externar aos meus leitores. Fica como um incentivo ao auto-conhecimento.

Um grande abraço

Nenhum comentário: