terça-feira, 18 de novembro de 2008
Dinâmica de aviões - PUCRS 2008/2 (com fotos e vídeos!)
Como eu havia dito, no último dia 11/11 realizei novamente a convite do prof. Rafael Prikladinicki a dinâmica dos aviões em uma turma de gerenciamento de projetos da graduação da PUCRS (Sistemas de Informação).
Essa foi uma das melhores turmas que eu ministrei a dinâmica: todos, sem exceção, demonstraram enorme interesse não só na dinâmica, mas nos resultados e discussões que fizemos após. O fato é que a aula acaba as 22h30, mas eram 22h35 e eu terminava de falar e ainda TODOS estavam em sala de aula. Este é o melhor feedback que uma turma pode dar.
Se você não conhece a dinâmica, clique aqui.
Desta vez, por lição aprendida, não utilizei os cartões para definir os papéis. Isto pois quando a turma é muito grande, temos alguns problemas com um lendo o cartão do outro ou então um não se segurando e falando o que tem que fazer. Ao invés disso, o Rafael chamou um de cada equipe, discretamente, e passou a idéia desta pessoa ser o gargalo do time.
Pela primeira vez desde que comecei a aplicar a dinâmica, as TRÊS equipes produziram o protótipo bem próximo da realidade, mas claro, sempre esquecendo de alguns detalhes "pega-ratão" ;)
E felizmente, todos os erros de estimativas iniciais e as correções posteriores, ocorreram de forma ideal. Uma equipe falou que produziria muito a mais da sua capacidade (por não conhecer seu limite) e quando percebeu que não entregaria isso, reduziu a estimativa... mas nem por isso deixou de tentar superar este limite posteriormente. Ou seja, aplicaram exatamente o conceito do PDCA. Em todas as equipes o resultado foi similar, o que demonstrou que os três grupos estavam bastante maduros em relação a este ponto central da dinâmica.
E o gargalo? Ahh o gargalo. Os três gargalos das três equipes foram perfeitos. E mais perfeitos ainda foram os demais integrantes da equipe (e Scrum Master) que perceberam o gargalo e reduziram o trabalho neles. É essa a intenção: fazer a equipe perceber o problema e superá-lo de alguma forma.
Enfim, a dinâmica foi uma das melhores, na minha opinião. Os principais eventos da dinâmica para causar uma bela discussão no final do processo, aconteceram. E graças a ele eu senti que os principios do agile foram bem assimilados e bem praticados. Tomara que futuramente eu pegue turmas no mesmo nível ou, se der sorte, melhor do que esta.
Abaixo, curta algumas fotos e um vídeo desta dinâmica.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Adorei a ideia. Dou aula de Engenharia de Software, e os alunos cobram muito uma forma prática de demonstrar os conceitos. Essa dinâmica é ótima para isso. PARABÉNS!
Postar um comentário