terça-feira, 18 de novembro de 2008

Dinâmica de aviões - PUCRS 2008/2 (com fotos e vídeos!)

Este blog não é mais atualizado. Veja o novo blog em: www.agileway.com.br

Como eu havia dito, no último dia 11/11 realizei novamente a convite do prof. Rafael Prikladinicki a dinâmica dos aviões em uma turma de gerenciamento de projetos da graduação da PUCRS (Sistemas de Informação).

Essa foi uma das melhores turmas que eu ministrei a dinâmica: todos, sem exceção, demonstraram enorme interesse não só na dinâmica, mas nos resultados e discussões que fizemos após. O fato é que a aula acaba as 22h30, mas eram 22h35 e eu terminava de falar e ainda TODOS estavam em sala de aula. Este é o melhor feedback que uma turma pode dar.

Se você não conhece a dinâmica, clique aqui.


Desta vez, por lição aprendida, não utilizei os cartões para definir os papéis. Isto pois quando a turma é muito grande, temos alguns problemas com um lendo o cartão do outro ou então um não se segurando e falando o que tem que fazer. Ao invés disso, o Rafael chamou um de cada equipe, discretamente, e passou a idéia desta pessoa ser o gargalo do time.

Pela primeira vez desde que comecei a aplicar a dinâmica, as TRÊS equipes produziram o protótipo bem próximo da realidade, mas claro, sempre esquecendo de alguns detalhes "pega-ratão" ;)

E felizmente, todos os erros de estimativas iniciais e as correções posteriores, ocorreram de forma ideal. Uma equipe falou que produziria muito a mais da sua capacidade (por não conhecer seu limite) e quando percebeu que não entregaria isso, reduziu a estimativa... mas nem por isso deixou de tentar superar este limite posteriormente. Ou seja, aplicaram exatamente o conceito do PDCA. Em todas as equipes o resultado foi similar, o que demonstrou que os três grupos estavam bastante maduros em relação a este ponto central da dinâmica.

E o gargalo? Ahh o gargalo. Os três gargalos das três equipes foram perfeitos. E mais perfeitos ainda foram os demais integrantes da equipe (e Scrum Master) que perceberam o gargalo e reduziram o trabalho neles. É essa a intenção: fazer a equipe perceber o problema e superá-lo de alguma forma.

Enfim, a dinâmica foi uma das melhores, na minha opinião. Os principais eventos da dinâmica para causar uma bela discussão no final do processo, aconteceram. E graças a ele eu senti que os principios do agile foram bem assimilados e bem praticados. Tomara que futuramente eu pegue turmas no mesmo nível ou, se der sorte, melhor do que esta.

Abaixo, curta algumas fotos e um vídeo desta dinâmica.

A Scrum Master corre contra atrás de matéria prima para atingir a meta da equipe.

O Scrum Master dá uma discreta conferida na equipe adversária.

Linha de produção em pleno vapor. Um membro do time fica de pé sendo elemento móvel.

Linha de produção em ação.

Linha de produção em ação.

Vista geral da sala. Três equipes.

Apresentação dos protótipos iniciais (com pouquíssimo escopo). O momento mais divertido.

Adivinhem quem é o gargalo deste time? hehe

Reunião de replanejamento de processo.

Apesar de tudo, essa foi a equipe vencedora! Não parece... mas se puxaram! :)

Planilha com as estimativas iniciais e o previsto/realizado de cada equipe, por sprint.

Aviões prontos para serem avaliados por mim ao final do sprint.

Os vídeos!





Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei a ideia. Dou aula de Engenharia de Software, e os alunos cobram muito uma forma prática de demonstrar os conceitos. Essa dinâmica é ótima para isso. PARABÉNS!