sábado, 14 de junho de 2008

Porto Alegre Agile Meeting 1

Sexta-feira tive a oportunidade de conhecer e papear com algumas pessoas fantásticas. Ocorreu em Porto Alegre o treinamento de CSM (Certified Scrum Master) pela Teamware. Eu havia conversado com o Juan, que estava promovendo o curso, da possibilidade de fazermos um encontro após o curso (que eu não pude participar). Ele então achou ótima a idéia e ajudou a divulgar. Saiu então o primeiro "Porto Alegre Agile Meeting", que infelizmente só teve presença de 5 pessoas, incluindo eu.

Estavam presentes dois alunos do curso (agora certificados!), o Juan, o canadense Robin Dymond (instrutor do curso) e eu. Cheguei atrasado, pois precisava buscar a namorada na rodoviária (e ela acabou indo e achou bastante interessante devido a sua área de interesse ser de RH e o Agile ter uma forte presença nessa área). Encontrei o pessoal e pudemos papear (meio em português, meio em inglês para o Robin participar) sobre Agile e até mesmo assuntos banais. Pude conversar com o Robin um pouco e foi bem legal pois ele já trabalhou com sistemas embarcados em hardware, o que me ajudou bastante a entender algumas idéias para aplicar no meu trabalho!

O bacana foi a possibilidade de trocar experiências e lições aprendidas, discutir conceitos, concordar, discordar, fazer networking, enfim. É exatamente o tipo de evento que eu sempre busco organizar!

Portanto, preparem-se os moradores de Porto Alegre e região, pois tentarei organizar estes encontros pelo menos 1x por mês.

A foto dos "mosqueteiros" que foram ao encontro está abaixo:

Da esquerda para a direita: Eduardo Bobsin Machado (da Human Mobile), Juan Bernabo (da Teamware), Flávio Steffens (eu!), Marcos Moraes (da Suryatec) e Robin Dymond (da Innovel).

2 comentários:

Daniel Wildt disse...

Certificados sim e não Flávio. :-)

Ainda prefiro dizer que recebi treinamento oficial de um Certified Scrum Trainer! :-)

Alias, excelente instrutor. O Robin Dymond é muito legal e trouxe muita experiência para o grupo. O treinamento mesmo sendo caro, vale cada centavo do investimento. Ainda com a facilidade que tivemos com o desconto de 25% para os associados da SUCESU-RS.

Assistir o treinamento oficial é o primeiro passo para quem tem interesse em se certificar como trainer Scrum ou como practitioner.

Fiz o treinamento, e indico, como já indicava antes (seguir um conselho é escolha de cada um...): não use o "título" para vender sua experiência. Não é esta certificação que demonstra a experiência de um profissional no uso de Metodologias Ágeis. Isto deve ser levado em conta sempre.

E também lembrar que Scrum is not a silver bullet. :-)

Este treinamento para quem está iniciando é um primeiro passo para um longo caminho que é aplicar o que foi aprendido na prática e aprender com as experiências. É o famoso ShuHaRi.
E para quem tem experiência, ainda assim é 100% válido o treinamento, pois se troca muita experiência com o trainer.

Quanto ao evento, que pena, eu tinha um casamento ontem e não pude ficar, mas vamos agitar isto sim para juntar a galera. Não apenas Agile Beer drinking, mas almoços e as reuniões do XP-RS.

Alias, espero confimar nesta próxima semana a próxima reunião! Vai te preparando aí.

Eduardo Bobsin disse...

Flávio, só pra corrigir uma informação... Embora eu muito quisesse, não participei do treinamento dessa vez. No momento não sou CSM! :p Espero estar na próxima edição!
Vamos fazer mais dessas. A troca de experiências só no Agile Beer Drinking foi muito gratificante. Imagina então o treinamento!!
mls
Abraço!