terça-feira, 3 de junho de 2008

SCRUM "aways visible" ou também chamado de "low-tech" :)

Uma pergunta bem interessante levantada pelo colega Ronan, na lista "SCRUM-BRASIL".


Como vocês costumam administrar os Backlogs?

Pergunto isso porque o quadro branco "armazena" apenas as tarefas da Sprint atual, certo? Mas como gerenciar as estórias pedentes e suas prioridades/estimativas?

Sei que existem ferramentas como o ScrumWorks, mas queria saber como a comunidade "costuma" de fato gerenciar isto.

Estou pensando em desenvolver essa funcionalidade no sistema da empresa.


Eu sou meio contra utilizar o SCRUM com alguma ferramenta computacional. O legal do SCRUM é o fato de promover a iNteração entra as pessoas. Uma ferramenta computacional já é um passo para começar a voltar ao bom e velho método da comunicação pela internet/rede.

Se alguém quiser adotar alguma ferramenta, eu sugiro que seja apenas para você mesmo. Ou seja, crie uma planilha para fazer um tracking do andamento, levantar métricas para usar nos planejamentos, anotar lições aprendidas para posteriormente divulgar... enfim. Evite ao máximo fazer com que sua equipe tenha que diariamente acessar algum sistema para ler/entrar com alguma informação ou dado. Dependendo do local onde você trabalha, esse tipo de coisa tende a começar a ceder em menos de duas semanas.

Para a organização do seu backlog, utilize as index cards. Eu já postei um exemplo aqui, mas novamente eis uma imagem de exemplo de uma index card:



Baixe aqui

Eu utilizo exatamente esse index card. Com o tempo, vamos adequar ao que precisamos. Mas é possível manter um histórico de tudo, saber o "Definition of Done" de cada atividade e também alterar estimativas e prioridades.

Enfim. Seja bem cético quanto a usar programas para "controlar" o seu dia-a-dia no SCRUM. Normalmente as pessoas tendem a deixá-los de lado. Use uma boa e velha taskboard para criar o conceito de "Always visible" :)

Abraços

Um comentário:

Unknown disse...

Flavio

Esses tempos conversamos sobre este assunto e me falou a mesma coisa que diz neste post.
Eu tentei usar post its, controlar a backlog somente para mim, mas nao consigo fazer isso. Como nao temos uma parte de definicao, documentacao e estimativas mto forte na empresa, fica complicado definir tarefas "grandes", as nossas tem duracao de poucas horas. AS vezes um dev faz 3 ou 4 por dia. Isso acaba gerando um numero muito grande de tarefas e acaba sendo mais complicado gerenciar os post its.

Sinto falta de o pessoal ver essas informacoes e tambem de manter log do trabalho diario do pessoal. Ali nestes logs anotamos, os problemas as ideias, as solucoes e mais algumas coisas.

É complicado fazer o pessoal comecar a fazer registros diarios, mas acaba fluindo depois de algum tempo e estou achando bom.

Nao achei um bom software gratuito para isso e como gosto de desenvolver como "lazer", acabei dando inicio a um sistema para controle de reuqisicoes e sprints. Estou aprimorando ele e vou colocando mais coisas aos poucos. Pretendo disponibilizar na internet mais a frente, mas é uma boa solucao e esta ajudando.