segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Relato de um "recém-PMP"

Este blog não é mais atualizado. Veja o novo blog em: www.agileway.com.br

Este relato eu tirei de uma das listas que eu assino. É do Newton Chaves Krás Borges, que recém virou PMP e contou o seu relato para servir como lição aprendida. Achei tão interessante que resolvi publicá-lo aqui no Blog. O relato foi dado na lista da empresa que ministrou o curso (que eu já fiz), portanto não omiti o nome por achar que a PmTech realmente merece ser citada.

Como todo processo que termina em uma prova trás alguma ansiedade, gostaria de compartilhar a minha experiência com os demais membros do grupo.

Espero assim desmistificar um pouco todo o processo e mostrar, que qualquer um que tenha um plano e esteja comprometido com ele pode obter a certificação PMP sem problemas.

Não tenho a pretensão de criar uma receita, mas sim um relato que sirva de benchmark para outras pessoas.

Quando decidi que queria desenvolver uma carreira como gerente de projetos, fiz um curso sobre a metodologia de gerenciamento de projetos do PMI. No final do mesmo, como estava trabalhando num projeto que me tomava muito tempo, e por que não dizer estava com preguiça de estudar, não quis fazer aprova.

Passados dois anos e meio e agora já com alguma experiência e com algum tempo de sobra para me preparar, decidi obter a certificação PMP, para tanto segui o seguinte roteiro:

1. Associei-me ao PMI e comprei a versão impressa do PMBOK;
2. Comprei o Livro "Certificação PMP" do Armando Monteiro, Editora Brasport;
3. Iniciei uma rotina de estudos de 20h semanais, onde estudava um capítulo do PMBOK (O livrinho difícil de estudar) e o seu correspondente no livro do Armando Monteiro;
4. Finalizado esta etapa, me inscrevi para fazer o curso da PMTech;
5. Durante o curso, segui com a mesma rotina de 20h semanais de estudos. Só que agora eu estudava pela apostila do curso e pelo livro "Como se Tornar um Profissional em Gerenciamento de Projetos" da editora Qualitymark;
6. Após o final do curso e depois de terminar a parte teórica dos meus estudos, comecei a fazer os simulados;
7. Fiz três simulados, do programa oferecido pela PMTech, com as seguintes notas: 7,2; 7,24; 7,2 e 8,15;
8. Ao final de cada simulado eu analisava os erros e os acertos, numa espécie de revisão da matéria;
9. Neste ponto eu me dei conta de que a maioria das questões que eu estava errando eram as questões ditas subjetivas: a melhor, a primeira, etc. E o pior era que em algumas vezes eu não concordava com o gabarito;
10. Percebi também que o esforço para melhorar o meu desempenho não valia a pena, uma vez que o negócio era passar na prova e não tirar 10. Afinal já se passavam dois meses de estudos;
11. Marquei a prova e iniciei uma rápida revisão, relendo a apostila do curso e o livro do Armando Monteiro;
12. Fiz um último simulado onde obtive a nota 8 e fui fazer a prova.

Sobre o curso da PMTech:

O curso é muito bom e realmente prepara para a prova de certificação. É incrível como quase todas as questões e assuntos vistos no curso caem na prova da maneira como são abordados no mesmo.

Parabéns pela forma como o curso está estruturado, o material utilizado é muito bom, as aulas são muito interessantes e instrutivas e o programa de simulados é excelente.

Com relação ao programa de simulados, cabe aqui um registro à parte. Ele está bem parecido com a realidade que você irá encontrar no dia da prova, pelo menos para mim eu não vi nenhuma diferença entre a prova real e os simulados, e para dizer a verdade eu achei os simulados mais difíceis do que a prova.

Sobre a prova

A prova não estava difícil, pelo menos a que eu fiz. A maioria das questões tinha um enunciado curto e direto, mesmo as situacionais. As questões "matemáticas" eram simples e exigiam mais o conhecimento em GP do que em cálculos matemáticos.

O tempo não é problema. Durante os simulados eu terminava a prova entre 30 a 40 minutos antes do término, e adotei a estratégia de controlar o tempo utilizando a métrica de 50 questões por hora.

No dia da prova, ao finalizar a questão número 100, eu estava 15 minutos adiantados e parei para ir ao banheiro e tomar um cafezinho, que está disponível na sala ao lado. No final já estava cansado e decidi diminuir o ritmo terminando 20 minutos antes.

Não marquei nenhuma questão para revisão, não vi necessidade, pois ou a resposta estava clara para mim ou ficava em dúvida entre duas opções e já escolhia na hora.

O que mata a pessoa é o número de questões e o tempo da prova. É muito cansativo. O ambiente é bem confortável e o pessoal é bem prestativo, eu fiz a prova em Porto Alegre, mas acredito que todos os sites tenham o mesmo padrão.

Ao terminar a prova você é convidado a preencher uma pesquisa de satisfação, e só ao final da mesma é fornecido o resultado.

Nenhum comentário: