segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Comentando os comentários - PARTE I

Topico "Apresentação"

CMilfont disse...

Legal a iniciativa Flávio, assinei o feed para acompanhar essa batalha :)

27 de Agosto de 2007 04:22

Não possuo disse...

Muito bom Flávio, tbm acompanharei a sua saga e espero poder trocar experiências com você! Conte comigo! Abtraços

27 de Agosto de 2007 05:36
Resposta: Eu que agradeço a presença, meus amigos! Fico feliz que a idéia tenha interessado o pessoal :)

-----------------------------

Topico "Analogics B.C. (before change)"

E.Kautzmann disse...

Olá Flávio.
Legal sua iniciativa quanto a exposição de sua rotina.
Creio que todas pequenas empresas encaixam-se nos problemas que vc reportou, mas uma coisa posso afirmar: enquanto não houver um consentimento geral de TODOS, as coisas ficam bagunçadas.
Para o gerente com perfil flexível demais, suas delegações podem não sofrer um efeito automático. Já o rígido, as ações podem ser interpretadas de imediato, mas gerando um "desagrado" e passa a ser "o carrasco". Tens que achar um meio termo.
Escopo e Comunicação considero os principais processos, devemos dispor mais tempo para o escopo, evitando futuros adendos/alterações no projeto - que neste caso seria um novo projeto.
A comunicação deve ser entendida e executada por todos. Através dela temos uma outra visão dos profissionais e não-profissionais da empresa. Eu centralizei tudo em um sistema básico de controle de tarefas (projeto, tempo de envolvimento, envolvidos, descrição das atividades realizadas) - um suposto "Daily Meetings".
Se quiser, vamos conversar sobre essa questão mais adiante.

Bom começo!
Cordial abraço.

27 de Agosto de 2007 06:30

Resposta: Muito obrigado pelos comentários! Tu abordaste dois conceitos que de fato eu quero me aprofundar MUITO: escopo e comunicação (o outro que eu considero interessantíssimo é de RH). As reuniões diárias irão atacar estes três conceitos diretamente, na minha opinião... principalmente comunicação e RH. Sobre o modo de ser gerente, eu era do tipo "amigão" demais. Estou tentando mudar, mas não quero mudar radicalmente para não parecer MAIS carrasco. Já enviei um email no final de semana avisando que com essa mudança, eu continuaria do lado da equipe defendendo todos, mas que teria que cobrar os resultados solicitados pelos chefes... e não mediria esforços para isso. Acho que eles entenderam o recado. Falta eu mesmo mudar agora :)

Marcos Vinícius disse...

Oi Flávio!
Acho que vou virar fã de carterinha do seu blog e até pensei em fazer um no mesmo gênero, já que agora vou ajudar a implantar um novo processo em uma empresa nova que está vindo exatamente de um grupo de pesquisa na universidade.

Depois posto outros comentários. Vamos em frente e sucesso a você!

Abraços

27 de Agosto de 2007 11:02

Resposta: Muito obrigado pelo comentário! O que tu está esperando?? Cria um também! Nada melhor do que expôr as experiências com os demais. É gratificante ver como tantas outras pessoas vivem na mesma situação em que eu me encontro (iniciando, cheio de dificuldades) e ver que eu estou agregando experiência a outras pessoas, enquanto agrego a mim mesmo. Segue postando que pelo menos duas vezes por semana eu criarei um tópico assim (comentando os comentários).

LuizLH disse...

Flávio parabéns pela sua iniciativa,

Como vc realmente deixa claro existe falta de foco e nenhum produto.
O que eu penso, antes de mais nada, acredito ser necessário listar
o produto ou produtos que a empresa pode construir.
Realizar uma pesquisa de mercado, verificar a sua viabilidade, concorrentes,
valor agregado, etc, e sem dúvida prioriza-los.
Como os recursos financeiros e humanos são limitados não adianta ter um monte
de ideias e construir prototipos e não se chegar em um produto final vendável.

Com os produtos e seus escopos determinados, aí sim focar na construção e
melhoria do mesmo.

Dica, vc pode utilizar o documento de visão do RUP. É um bom ponto de partida
p/ vc delinear o que é um produto.

Até mais e Sucesso...

Luiz

27 de Agosto de 2007 13:29

LuizLH disse...

Olá Flávio,

Faltou incluir no comentário anterior o mais importante.
Mostrar p/ a Gerencia Sênior a necessidade de ter os produto(s) definidos, mapeados e estudados.
Se necessário a empresa pode criar uma área de P&D p/ testar conceitos e protótipos e se falta recursos, determinar que o P&D será realizado X horas por semana e o resto é alocado p/ o produto principal da emrpesa.

Até mais...

Luiz

27 de Agosto de 2007 13:35

Resposta: Muito obrigado pelo comentário! De fato, temos esse problema na empresa. Como eu disse, a empresa foi criada como o braço comercial de um grupo de pesquisa da universidade. Então sofremos com essa crise de identidade (somos pesquisadores ou empresa?). Estou lutando para cortar essa relação ao mínimo necessário. A tua idéia é bastante interessante. Eu tento há algum tempo fechar a WBS, mas estamos com alguns problemas para construí-la. Já tivemos uns três ou quatro cronogramas que foram totalmente mudados ,então tu imagina a minha disposição para começar tudo do zero de novo... mas eu concordo que isso é de EXTREMA importância e SERÁ priorizado!


-----------------------------

Topico "Primeira proposta de mudança - Daily Meetings"

Grispe disse...

Flavio, boa tarde. Primeiro parabens pela iniciativa. Ira aprender muito e tambem ensinar a muitos ... espero poder acompanhar seu diário.

Primeiro comentário (*): voce cita estabelecr "daily Meeting". Dúvida: O seu pessoal, conforme citado, tem problemas de horários ... alguns horários "malucos" devido a faculdade e outros pela distancia ... como voce irá gerenciar esta dificuldade ???

Em caso de dificuldade de "juntar a turma", voce poderia fazer com que todos informassem diariamente, via e-mail, fone ou qualquer outro mecanismo, o andamento das atividades ... nas atividades do cronograma ...

Alias ... voce tem um cronograma ??? as atividades e grupo de atividades estão bem delineadas ??? pelo menos as que exigem ação no momento atual ???

(*) Peço licença ao "meter o dedo na ferida" ... hora irei fazer o papel de "advogado do diabo" ... outros momentos irei questionar apenas com um objetivo: questionar ... mas sempre objetivando ajudá-lo e em conjunto, construirmos uma referencia para ambos.

27 de Agosto de 2007 10:45

Resposta: Muito obrigado pelo comentário! Meu amigo, a coisa que eu mais quero é que tu meta o dedo na ferida!! Não tenha dó :) Aliás, isso serve para todos. Não tenham medo de criticar, opinar ou "meter o bedelho". Eu quero mesmo é que vocês participem. E eu irei responder sempre. Sobre os horários, eu pensei que teria dificuldade... mas todos aceitaram as 14h15. O único que poderá ter problema é o VT, já que ele é uma criatura noturna haha. Nós temos um cronograma. Eu já vinha tentando manter um período de vida dele de aproximadamente 1 mês, mas ainda assim ele sofreu algumas mudanças... então acabei deixando ele de lado. Minha idéia é focar na WBS e o cronograma servir como uma visão geral (macro) do que temos para fazer. As atividades mesmo estarão listadas no painel de atividades. Posteriormente, eu pretendo atualizar o cronograma com estes dados diários, para gerar uma visão de "previsto x realizado". Achas pertinente? Grande abraço!

Marcos Vinícius disse...

Este ambiente de horários caóticos não é o melhor para implementar reuniões mesmo não, mas é preciso combinar um horário com o pessoal que possa ser cumprido.

A "reunião por e-mail" é um problema e deve ser evitada. Inclusive no curso que acabei de fazer de Scrum Master é bem colocado que as reuniões devem ser presenciais e que elas não servem para que a equipe dê feedback ao Scrum Master (ou Gerente ou etcs), mas sim que a equipe se mantenha unida e dê feedback a ela mesma. Seguindo o conceito de equipes auto-gerenciáveis pregado pelo Scrum.

Tente agendar um horário (vai dar errado no começo) e pedir disciplina do pessoal em cumprí-lo.

27 de Agosto de 2007 11:15

Resposta: Boa Marcos! Eu frisei bastante isso na reunião: eles não prestam conta para mim, mas para a equipe. SE E SOMENTE SE eles tiverem que faltar por algum motivo, que prestem a conta através de algum outro membro da equipe (passando o status por ele) ou por email ou telefone. Mas a reunião é obrigatória.

-----------------------------

Ufa! Espero dar conta de todos os comentários :)))

As minhas tréplicas eu darei no próximo "comentando os comentários". Vocês podem responder neste tópico (se quiserem deixarem suas tréplicas!).

Abração!

Nenhum comentário: