quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Comentando os comentários - PARTE II

Tópico "O que faz o pagamento da caixinha..."

Daniel Wildt disse...

Dê liberdade para dar e receber feedback sobre o trabalho. Mantenha um ambiente real, sincero e de respeito e terás uma equipe motivada.

Uma pergunta que eu faço: R$0,50 motivam a sua equipe a chegar no horário? Eles concordam com isto? Questione isto. Porque preciso pagar multa para me sentir motivado? Será que não está faltando algo?

Lembre-se que a mudança maior da sua equipe deve ser cultural, e não relacionada a mudança de um processo. O processo deve ser modificado pelas pessoas.

29 de Agosto de 2007 09:24

Resposta: Muito obrigado pela participação, Daniel. Concordo com o que tu disseste, um ambiente assim facilita muito a motivação. Sobre a caixinha, isso foi consenso. O valor será revertido a nossa confraternização mensal. Eles aceitaram muito bem a idéia!

--------------------
--------------------

Tópico "Desvirginação: a primeira vez."

Petronio Araújo de Medeiros disse...

É, realmente uma tarefa muito difíl essa de manter todo mundo motivado. Mas, acho que se você fizer com que todos percebam a importancia disso, mostrar que isso realmente funciona, mostrando que, por exemplo, tem gente correndo atrás de resolver os impedimentos afim de deixar seu caminho livre. Acho que isso vai motivá-los.

Boa sorte, e cuidado para não desmotivar, parando de escrever aqui no blog. Isso possívelmente pode acontecer.

Um abraço,
Petrônio.

28 de Agosto de 2007 21:34

Resposta: Muito obrigado pelo comentário, Petrônio! Eu espero que eles percebam que estaremos trabalhando diariamente em cima dos riscos. Porém, me assusta a possibilidade da desorganização da diretoria desmotivar a(s) equipe(s). É este fator que pretendo atacar fortemente.

Daniel Wildt disse...

IMHO, Se o impedimento ainda existe, ele deve ser resolvido. Enquanto não for, ele fica visível para a equipe.

29 de Agosto de 2007 09:28

Resposta: Daniel, obrigado pelo comentário. Então de fato fechou com o que eu imaginava. Valeu!

Marcos Vinícius disse...

Sobre este lance do impedimento acho o seguinte: não adianta muito ficar reportando impedimento só para reportar. Se foi uma coisa que impediu naquele dia, mas depois foi resolvida, parou de impedir e hoje não tem mais sentido nem citar, então nem cita.

Se é algo que ainda atrapalha e precisa ser resolvido, inclusive fora da alçada do desenvolvedor, então tem que falar. Mas também acho que vocês devem encontrar uma melhor forma de lidar com isto. O que for melhor para vocês.

29 de Agosto de 2007 10:37


Resposta: Valeu, Marcos! Acredito que no começo o pessoal vai reportar por reportar. Com o tempo, eles vão pegando o jeito (inclusive eu!). Estou trabalhando dessa forma com eles. Abraço!

--------------------
--------------------

Tópico "Intensive Knowledge Projects ou projetos volúveis?"

Marcos Vinícius disse...

Bom, não sei como resolver este problema específico com seu chefe :-) mas gostaria de falar um pouco sobre os "Intensive Knowledge Projects".

Uma das idéias do SCRUM especificamente é que o Sprint seja protegido contra mudanças. Nós sabemos que mudanças existem e que, dependendo da empresa e do tipo do projeto, elas podem acontecer mais rápido ou não. Então, de acordo com a empresa ou o projeto os Sprints poderão ter duração diferente.

Se o seu chefe não consegue passar 1 semana sem mudar de idéia, então seu Sprint dura 1 semana, qeu é o tempo máximo que você consegue proteger a equipe e o desenvolvimento de interferências externas. Em ambientes e projetos mais estáveis os Sprints podem durar 1 mês, tal qual a metodologia do SCRUM prevê inicialmente.

Mas o importante é que durante um ciclo de desenvolvimento a equipe tenha condição de trabalhar em paz, sem interferências.

29 de Agosto de 2007 10:43

Resposta: Marcos, valeu de novo. Esse esclarecimento foi muito positivo. De fato, eu estou iniciando com um "sprint" ou ciclo (como estou chamando) de 10 dias úteis (2 semanas). Vou me adaptar conforme a necessidade. Como eu disse, preciso plantar a semente para depois aparar os galhos :) Valeu, meu amigo!

Nenhum comentário: