terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Colocando o "gerente-minuto" em ação

Ontem tive uma reunião com a equipe do projeto para avaliarmos como seguiríamos até o fim do mês. Eu havia solicitado, na semana passada, que eles fizessem um planejamento para atingirmos os objetivos propostos.

Logicamente, eles deixaram tudo pra ultima hora. Deu pra ver que o "documento" foi discutido 10 minutos antes da reunião. Mas ao menos tinha algum conteúdo para discutirmos. Relevei (pensei comigo mesmo que só reclamaria se nada tivesse sido feito).

Após discutirmos sobre o documento, notei que eles ainda estavam em rítmo "pesquisa": Na hora de falar o que pretendiam, pareciam bem interessados e compromissados, porém na hora de colocar a mão na massa, o rítmo acadêmico pesava.

Mas, antes do fim da reunião falei a frase que agora será regra pra mim: "Até sexta-feira, o que teremos pronto?". Senti um segundo de tensão ali. Decidiram o que seria ponto e quem ficaria responsável (ainda coloquei um dos objetivos com dois responsáveis, mas pretendo abolir isso em breve).

Pronto, saímos da reunião com todos sabendo o que tem que ser apresentado na sexta-feira. Uma atitude simples e que agora dará liberdade para eles correrem atrás para apresentarem isso.

Infelizmente, quando eu sai do laboratório, vi que eles estavam fazendo tudo menos o trabalho. É... a cultura acadêmica ainda vai demorar um pouco mais para se extinguir do ambiente. Mas, já estou ansioso para chegar na sexta-feira. Seja pelos objetivos alcançados, seja por não terem alcançados.

Objetivos-minuto. Elogios-minuto. Disciplina-minuto.

Esses são os três conceitos que todo gestor poderia ter, no mínimo.

Abraços!

Nenhum comentário: