segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Primeira proposta de mudança - Daily Meetings

Pois é, pessoal.

Como vocês puderam ver, a empresa tem diversos problemas a serem resolvidos. Os dois primeiros nós que eu decidi desatar são os da comunicação, controle e priorização.

Minha idéia é implantar o conceito utilizado no SCRUM sobre as chamadas "Daily Meetings", que nada mais são do que reuniões diárias de 15 minutos onde cada membro do projeto responde a três questões: - O que foi feito desde a última reunião? - O que será feito até amanhã? - Quais são seus impedimentos?

As daily meetings serão o PRIMEIRO passo a ser tomado.

Minha idéia será de termos três tipos de reuniões:

Daily Meetings, onde são abordadas as tarefas do dia-a-dia e seus impedimentos. Visão de curto prazo.

Weekly Meetings (ou quinzenais), onde o foco principal será a priorização das tarefas para a semana e uma breve revisão do que ocorreu na semana anterior. Visão de médio prazo.

Montly Meetings (ou bimestrais), onde o foco será na priorização dos projetos para o próximo mês, mas o foco principal será na avaliação do que ocorreu durante o mês anterior (coletados durante as weekly meetings). A participação da diretoria nesse caso pode vir a ser interessante. Também pretendo que essa reunião seja mais despojada, coVisão de longo prazo.

A mudança começou sexta-feira de noite, com dois emails enviados para a equipe e para a diretoria, comentando deste novo sistema que será implantado. Espero que todos tenham lido durante o final de semana....

O que eu espero com estas reuniões?

a) Reaver o controle dos projetos. Quero saber onde estamos e para onde iremos, de forma mais dinâmica, para facilitar as tomadas de decisões;

b) Identificar, mensurar, priorizar e responsabilizar os objetivos a serem atingidos e as suas tarefas. Pretendo usar em breve o famoso painel (também conceito do SCRUM);

c) Gerar dados para começar a criar métricas para acompanhamento do projeto;

d) Reduzir o impacto das mudanças solicitadas pelos diretores, sem o meu conhecimento;

e) Motivar e conseguir o comprometimento da equipe com os objetivos a serem atingidos.

Vamos ver se o resultado será o esperado. Amanhã à noite conto como foi o primeiro dia dessa mudança.

Abraços!

2 comentários:

Grispe disse...

Flavio, boa tarde. Primeiro parabens pela iniciativa. Ira aprender muito e tambem ensinar a muitos ... espero poder acompanhar seu diário.

Primeiro comentário (*): voce cita estabelecr "daily Meeting". Dúvida: O seu pessoal, conforme citado, tem problemas de horários ... alguns horários "malucos" devido a faculdade e outros pela distancia ... como voce irá gerenciar esta dificuldade ???

Em caso de dificuldade de "juntar a turma", voce poderia fazer com que todos informassem diariamente, via e-mail, fone ou qualquer outro mecanismo, o andamento das atividades ... nas atividades do cronograma ...

Alias ... voce tem um cronograma ??? as atividades e grupo de atividades estão bem delineadas ??? pelo menos as que exigem ação no momento atual ???

(*) Peço licença ao "meter o dedo na ferida" ... hora irei fazer o papel de "advogado do diabo" ... outros momentos irei questionar apenas com um objetivo: questionar ... mas sempre objetivando ajudá-lo e em conjunto, construirmos uma referencia para ambos.

Marcos Vinicius Guimarães disse...

Este ambiente de horários caóticos não é o melhor para implementar reuniões mesmo não, mas é preciso combinar um horário com o pessoal que possa ser cumprido.

A "reunião por e-mail" é um problema e deve ser evitada. Inclusive no curso que acabei de fazer de Scrum Master é bem colocado que as reuniões devem ser presenciais e que elas não servem para que a equipe dê feedback ao Scrum Master (ou Gerente ou etcs), mas sim que a equipe se mantenha unida e dê feedback a ela mesma. Seguindo o conceito de equipes auto-gerenciáveis pregado pelo Scrum.

Tente agendar um horário (vai dar errado no começo) e pedir disciplina do pessoal em cumprí-lo.