quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Comprando livros no exterior

Amigos,

surgiu uma discussão numa das listas que eu assino sobre a aquisição de livros importados (já que nos EUA chovem livros de gestão). A dúvida era se valeria a pena importar ou comprar de uma livraria brasileira.

Eu afirmo: FAÇAM IMPORTAÇÃO!

Felizmente, os livros são um dos únicos objetos que a Receita Federal (Aduana) não cobra imposto. Ah, vale ressaltar que deve-se escolher o correio normal. Eu não sei se fazer o frete por uma UPS ou FEDEX não gera dai algum imposto. O correio normal eu tenho 99,9% de certeza que não tem nada (eu não paguei, ao menos).

Ano passado eu comprei seis livros de fotografia. Um deles, eu havia visto numa livraria brasileira e custava R$ 150 reais, mais ou menos. No site da Amazon, ele custava US$ 40. Qual a explicação para o preço praticado pela livraria?!

Todos os livros vieram pelo correio, sem problema algum.

Vejam este exemplo:

Livro: Agile Database Techniques: Effective Strategies for the Agile Software Developer, Scott Amber

Saraiva : 137,10 reais

Amazon : 26,40 dolares (em torno de 50 reais).

São pouquíssimos os livros que valem a pena comprar no Brasil. Pesquise antes.

E considere o período de envio (na Amazon costuma demorar em torno de 1 mês e meio, dependendo da disponibilidade).

Fica a dica!

Abraços

Um comentário:

Anand disse...

Livros nunca tem taxa de importação, mesmo usando currier, como FEDEX ou UPS. O único cuidado a se ter é com livros com CDs, ou que vem em caixas. Se a recita caracterizar como algo diferente (software, ou jogo, por exemplo), você será taxado em 60% do valor aduaneiro (produto + frete).