sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Comunicação x Percepção

Este blog não é mais atualizado. Veja o novo blog em: www.agileway.com.br

Existem diversas formas de passar uma mensagem. Podemos ser tendenciosos ou não. Um bom líder precisa garantir que a mensagem esteja sendo passada da forma correta, sem que haja má interpretação. Já pensou se você quisesse fazer um elogio e o seu subordinado entendesse como uma crítica?

Eu vinha há algum tempo pensando em criar uma forma de mostrar a questão da percepção de uma forma prática. Tive uma idéia de modificar o trailer de um filme mudando totalmente o contexto (uma comédia para um filme de terror, por exemplo). Mas eu as vezes esqueço que, na era da internet e da informação, quando nós pensamos em uma coisa, outros 100.000 já estão colocando em prática.

Vejam os dois exemplos abaixo. Uma versão do trailer original e uma versão "modificada" por... gente com muito tempo livre :)

E se vocês procuravam uma forma de mostrar a importância entre a mensagem e a percepção que ela gera, vocês tem abaixo.

Peguei dois filmes, os excelentes "Rain Man" (um drama) e "O iluminado" (um terror sensacional).

RAIN MAN ORIGINAL


RAIN MAN TERROR


O ILUMINADO ORIGINAL (trailer meia-boca já que é quase impossível achar o original!)


O ILUMINADO COMEDIA ROMANTICA

Um comentário:

Yan disse...

Oi,Flávio. Eu sou Yanina, uma argentina que por acaso caiu no seu blog há um tempo e gostou bastante por duas razões: a primeira, meu namorado é gerente de prójetos de uma pequena empresa de desenvolvimento de software aqui em Buenos Aires e foi muito engraçado ler os mesmos problemas que ele tem todos os dias...a segunda razão, e peço desculpas pelo atrevimento,é que eu estou lecionando português nessa e em outra empresa que trabalha para o Brasil e estou utilizando alguns dos teus posts para todo tipo de exercícios...

Talvez não tenha nada a ver, mas estava me sentindo em falta utilizando o teu blog sem te avisar...

Qualquer dúvida, ou se você tem problemas com que eu continue "roubando" os teus posts, é só avisar...

abraços... yan