sábado, 23 de agosto de 2008

Isto É ed. 2024 (Capa do Michael Phelps)

A IstoÉ da semana passada (esta que é descrita no tópico) traz uma reportagem na página 64 muito interessante e que vale a pena ser lida por todos nós, principalmente aqueles que lideram ou lidam com pessoas.

O título é "Você é o que você fala" e traz algumas dicas para ser ouvido e compreendido num mundo em que cada palavra conta.

Na verdade o texto fala sobre neurolinguistica, uma corrente que muitas pessoas tem restrições. Eu já li um livro curto sobre o assunto e posso dizer que achei bem interessante.

Vamos ao que interessa: a reportagem traz algumas dicas interessantes sobre como mudar a sua forma de se comunicar. Uma simples mudança de palavras já modifica completamente o contexto e a mensagem que estamos passando. Um exemplo simples que a reportagem traz é trocar o "eu acho" por "penso que". Quem nunca recebeu um olhar de desaprovação e desconfiança quando lhe foi solicitado para emitir alguma opinião e a nossa resposta foi "eu acho que até o fim da semana está pronto"? E se você trocasse por "penso que até o fim da semana teremos isto pronto"? Não soa melhor? Sim! Pelo simples fato que "achar" tende a demonstrar incerteza e "pensar" sugere uma elaboração.

Existem na reportagem outros exemplos... vale a pena dar uma olhada.

Só vale ressaltar uma coisa: lembre-se que a comunicação não vive só de palavras. Entonação da voz, expressão corporal... tudo isso passa mais a mensagem do que palavras. Logo se você falar "penso que até o fim da semana teremos o sistema pronto" mas mantiver aquele rosto com a testa franzida, olhar perdido pra cima e algum cacoete como coçar a cabeça, de nada vai adiantar :)

Nós, quando lidamos com pessoas, percepções e expectativas, precisamos MUITO passar confiança no que fazemos. Eu estou buscando mudar bastante isso. Nessa semana, por exemplo, o meu chefe me perguntou do sistema abaixo, se até sexta-feira teríamos ele pronto. Eu falei "Olha, acho que sim". ÓBVIO que o resultado foi que o meu chefe me olhou com aquela cara de "ih, não vai ficar pronto". Vendo a "pataquada" que eu havia cometido, tentei consertar com um "... depende do que tu queres pronto!". Não foi a melhor resposta possível, mas ajudou a minimizar o estrago! Mas de qualquer forma, como você pode ler no post anterior, não só entregamos o sistema como encantamos os meus chefes ;)

Fica a sugestão da reportagem. Comunicar-se bem é algo que devemos estar sempre buscando. Não acham?

Abração e bom domingo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Como já dizia o mestre: "Quem não se comunica, se estrumbica". Abraços