terça-feira, 28 de agosto de 2007

Desvirginização: a primeira vez.

Tivemos nossa primeira reunião.

Às 14h15 pontualmente pedi o para o pessoal desligar seus monitores (assim evitamos que eles fiquem dando uma olhadinha rápida no monitor) e falei que teríamos nossa primeira reunião.

Escrevi as três perguntas no quadro, de forma a fixar na cabeça deles (de uma maneira descontraída, claro).

O PV iniciou falando que ontem tivemos uma reunião com o nosso chefe e que hoje já havia providenciado os componentes eletrônicos (alguns). Ele pretendia hoje providenciar a compra dos restantes. Como impedimento, ele citou a compra dos componentes, que foge da capacidade dele (burocracias...).

O CB falou que ontem se focou na atividade de estudo de como funcionam as threads de outro equipamento e que hoje pretende iniciar a implementação dessa rotina. Como impedimento ele citou as atividades que prestou ao laboratório de pesquisa.

O CF falou que ontem realizou a correção de alguns bugs do sistema (o CB e o CF trabalham juntos num projeto diferente dos demais integrantes) e hoje irá continuar sua atividade. Seu principal impedimento é a não existência de um programa WYSIWYG para HTML (tipo um Dreamweaver, Frontpage, etc.) o que dificulta a criação da interface.

O VT falou que ontem teve a reunião e trabalhou em cima da compilação do Sistema Operacional Embarcado. Sua atividade para amanhã será a manutenção dessa atividade e ele disse que não teria nenhum impedimento.

O FS se ausentou hoje. Além de pagar a caixinha, fiquei feliz de que o PV disse que o FS passou o status para ele. Ele disse que está fazendo a pesquisa da tecnologia ao qual é responsável e que para amanhã continuará essa pesquisa. Infelizmente o PV esqueceu da terceira pergunta do impedimento, mas fiquei muito satisfeito e feliz de que eles dois se prontificaram a providenciar isso. As regras expostas foram assimiladas, no fim das contas.

Ao final, levantamos três impedimentos:

a) Compra de componentes eletrônicos (PV);

b) Falta de um software para interface (CF);

c) Problemas relativos ao grupo de pesquisa (CB).

A letra "c" foi um impedimento que ocorreu ONTEM, então fica a minha dúvida. Precisamos levantar impedimentos que tenham ocorrido nas últimas 24 horas de trabalho?

No fim das contas, acho que foi uma boa reunião para a primeira vez. Como eu disse, o desafio é manter a motivação deles!

Abraços!

4 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Petrônio disse...

É, realmente uma tarefa muito difíl essa de manter todo mundo motivado.
Mas, acho que se você fizer com que todos percebam a importancia disso, mostrar que isso realmente funciona, mostrando que, por exemplo, tem gente correndo atrás de resolver os impedimentos afim de deixar seu caminho livre. Acho que isso vai motivá-los.

Boa sorte, e cuidado para não desmotivar, parando de escrever aqui no blog. Isso possívelmente pode acontecer.

Um abraço,

Petrônio.

Daniel Wildt disse...

IMHO, Se o impedimento ainda existe, ele deve ser resolvido. Enquanto não for, ele fica visível para a equipe.

Marcos Vinicius Guimarães disse...

Sobre este lance do impedimento acho o seguinte: não adianta muito ficar reportando impedimento só para reportar. Se foi uma coisa que impediu naquele dia, mas depois foi resolvida, parou de impedir e hoje não tem mais sentido nem citar, então nem cita.

Se é algo que ainda atrapalha e precisa ser resolvido, inclusive fora da alçada do desenvolvedor, então tem que falar.

Mas também acho que vocês devem encontrar uma melhor forma de lidar com isto. O que for melhor para vocês.