terça-feira, 6 de novembro de 2007

O velho problema de escopo, de novo!

Segunda-feira... dia de reunião com a equipe do projeto relacionado ao agronegócio.

A idéia era apresentar para nosso diretor-cliente-especialista-pesquisador (neste projeto, este é o papel dele) como iremos desenvolver o software neste curto espaço de tempo que temos.

Mas ele voltou a mudar o escopo, dizendo que é importantíssimo que tenhamos um display de LCD para dar um diferencial ao produto. Realmente, observando de uma forma comercial, é muito mais vendável um projeto com este recurso.

Agora, isso demanda tempo. E nós não temos isso. Ele argumentou que irá alocar uma pessoa de fora do projeto para fazer isso (nosso eterno "Severino" pagou o pato) e que isso é relativamente simples de fazer.

O grande problema de ter um chefe que é DOUTOR na tecnologia é que ele acaba afetado pela visão de que tudo é "relativamente simples". Se ELE for desenvolver isso, de fato ele pode cumprir facilmente o prazo. Mas acontece que a tecnologia é alienígena para quem vai desenvolver... ele vai ter que aprender e só então fazer o módulo. E ainda tem que ter a INTEGRAÇÃO deste módulo com o da equipe.

Ou seja... se a coisa já estava feia, agora realmente entrou num poço sem fundo. Sinceramente, não vejo a hora deste projeto acabar hehehe

LIÇÃO APRENDIDA: Tomem MUUUUITO cuidado se a parte interessada (cliente, no caso) tem bons conhecimentos na tecnologia envolvida. A questão CRONOGRAMA e ESCOPO podem sofrer bastante!

Nenhum comentário: