segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Preparando a próxima confraternização do grupo

Dia 30/11 teremos nova confraternização na empresa. Dessa vez, pretendo organizar uma ou duas dinâmicas de grupo para integrar e "ensinar" o pessoal. Acho que será bem bacana, tomara que funcione como eu estou esperando.

A grande idéia é colocá-los em situações comuns no gerenciamento de projetos, para que possamos discutir ações/problemas/reações/sentimentos que cada situação gera. Gostei de três que eu encontrei, que focam bem nesse quesito de projetos:

Numa, temos duas ou mais equipes com 5 pessoas, sendo uma o líder. Essa pessoa deve organizar as outras 4 pessoas de forma a produzir um produto qualquer. Só que este líder não saberá que cada uma das outras quatro pessoas terão papéis bem definidos: um será o produtivo, outro será o preguiçoso, outro será o presunçoso (aquele que critica tudo e não faz nada) e o outro será o gozador (aquele que só faz piada mas não produz). Quem nunca viveu situações assim?

Outra diz respeito a organizar duas equipes e definir que cada uma delas recebeu um apartamento e deve mobiliá-lo da melhor forma possível. Lá pelas tantas, chegamos e falamos: "pessoal, por motivos obscursos, agora teremos UM apartamento só". Então, as duas equipes devem negociar para chegar em um acordo comum.

Por fim, um bem legal. A equipe é contratada para desenvolver um produto (no caso um carro) para um caso bem específico (definir tudo: cenário, características do motorista, público, etc). E depois uma ou duas pessoas avaliam e definem quem venceu. É uma boa dinâmica para adaptar e torná-la mais interessante, como por exemplo: tentar definir necessidades que devem ser buscadas pelas equipes. É legal para trabalhar bem a questão "escopo x qualidade".

Enfim, minha idéia é aplicar dinâmicas que de fato sejam descontraídas mas também ensinem a todos nós.

E vocês, já aplicaram algo similar em suas equipes? Comentem! Estou sentindo falta de comentários!

Abraços

Nenhum comentário: