segunda-feira, 17 de setembro de 2007

O sucesso de um projeto

Em alguns dias que não houver muito o que dizer, vou tentar preencher o espaço com alguns devaneios ou pensamentos que eu esteja tendo. Podem ser idéias absurdas ou, quem sabe, a chave para o sucesso! hehe

Tempos atrás estive pensando com meus botões: o que poderia ser considerado como um fator crítico de sucesso para o projeto? Sabemos que o sucesso de um projeto geralmente é medido pelas três vértices da pirâmide, sendo elas:
Recentemente, surgiu um quadrado, com a adição de mais um vértice:
De fato, eu considero estes quatro fatores primordiais para o sucesso de um projeto. É difícil imaginar um projeto com sucesso se o escopo foi entregue completamente diferente do que foi planejado, o tempo extrapolou em meses, o custo extra bateu a casa dos três dígitos e a qualidade... bem, ela sequer foi considerada. Do mesmo modo, eu poderia me arriscar a dizer que se dois destes fatores forem atingidos com alguma acurácia, o sucesso do projeto pode ter sido alcançado (por exemplo, tempo e custo extrapolaram, mas o projeto cumpriu o escopo e a qualidade desejada).

Após o sucesso da recuperação não só da produtividade e da autoridade (no sentido de eu novamente ser visto como líder), como também o comprometimento e a motivação de todos da equipe, eu comecei a repensar se o sucesso de um projeto não poderia ser representado também por dois fatores IMPORTANTÍSSIMOS para um projeto:

- COMUNICAÇÃO

- RECURSOS HUMANOS

Ora, sabemos que todas as pesquisas realizadas por órgãos competentes na área de gerenciamento de projetos apontam como a comunicação sendo o maior problema para o fracasso de um projeto. Eu vivo isso na pele, e sei o quanto a falta de comunicação complica com as coisas. Informações perdidas, decisões não comunicadas, decisões tomadas sem o conscentimento das partes interessadas (stakeholders), mudanças de rumo freqüentes, reuniões interminááááveis e pouco produtivas, falta de conhecimento de onde estamos, onde estávamos e para onde iremos... ufa! Poderia citar centenas de problemas aqui.

E os recursos humanos? Primeiramente sabemos que NÃO HÁ PROJETO SEM PESSOAS! Em segundo, sabemos que apenas uma pessoa na forma de um ente físico, não produz nada! Em terceiro, sabemos que uma pessoa treinada e capacitada, pode e costuma trabalhar abaixo do seu rítmo. O que precisamos então fazer? Geralmente procurar o foco desses problemas que afetam a produtividade do seu membro da equipe. Uma pessoa que não produz geralmente está com problemas pessoais e/ou profissionais. Um gerente que conhece sua equipe, consegue identificar e solucionar (na medida do possível) estes problemas chegará a uma equação simples e ótima:

MOTIVAÇÃO + COMPROMETIMENTO = PRODUTIVIDADE

Então eu pergunto para vocês, caros leitores, vocês acham que um projeto em que a equipe esteja na plenitude da motivação/comprometimento/produtividade e que a comunicação do projeto esteja em perfeita sintonia, significa que o projeto terá grandes chances de obter sucesso?

Eu como tenho focado minha liderança e gerência na área de humanas considero a resposta positiva :)


Nenhum comentário: