sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Novas idéias...

Ontem foi feriado aqui no RS. Revolução Farroupilha. Aproveitei o dia para...... fazer NADA! Instalei o Sim City 4 e passei literalmente o dia de chuva inteiro jogando. hehe

Um bom gerente de projetos deve jogar o Sim City! Nada como administrar uma cidade com orçamento, pressão de todos os lados (saúde, segurança, meio-ambiente), planejar o crescimento, etc. Acho que até futuramente vou levantar alguns jogos interessantes para os que, como eu, gostam de jogar. E que tenham a ver com o gerenciamento :)

De noite, quando deito na cama, geralmente eu gosto de rabiscar algumas idéias que surgem. Acho que a noite é o meu horário de ter idéias. Ontem, por exemplo, surgiram duas idéias que pretendo trabalhar hoje (já que quase todos fizeram feriadão, vou aproveitar!).

A primeira é a aplicação de algumas métricas para mensurar os resultados. Tudo com base nas informações levantadas (painel de atividades, impedimentos, etc.) que surgem nas reuniões ao final de cada ciclo.

E a segunda é a criação de mais um post-it para o painel de atividades. Atualmente existem dois tipos de post-it: amarelo para indicar atividades planejadas no ciclo e rosa para destacar atividades fora do planejamento. Eu irei colocar mais um: azul para indicar atividades que dependem de recursos externos.

A minha idéia ao identificar essas atividades é visualizar de fato aquelas atividades que requerem um contato com fornecedores, reunião com parceiros, etc. São atividades que geralmente podem vir a atrasar e que não dependem exclusivamente da equipe de desenvolvimento.

Ah, posso incluir mais uma idéia que eu tive para formalizar o quesito "atividade". O que seria uma atividade para o painel? Eu defini, inicialmente, da seguinte forma:

Atividades com duração estimada de até 1 hora:
  • Não é uma atividade formal, logo não vai para o painel.
  • Exemplos: configurar emails, enviar emails, telefonar para alguém, etc.
Atividades com duração estimada de 1 hora até 8 horas (2 dias de trabalho, na empresa - meio turno):
  • É uma atividade formal, logo entra no painel de atividades
  • Exemplos: configurar servidor, corrigir bugs, comprar equipamentos, programar classe XYZ, desenvolver capítulos 1,2 do documento ABC, etc.
Atividades com duração estimada de acima de 8 horas (mais de 2 dias):
  • Atividade muito extensa. Quebrar essa atividade em pacotes menores de 1 a 8 horas de trabalho
  • Exemplos: Desenvolver a arquitetura do projeto, criar a placa do protótipo, desenvolver documento ABC, etc.

Pois é. Tudo isso surgiu só ontem a noite. Ainda bem que anotei :)

Esse é o último post da semana. Bom final de semana pra vocês!

Abraços

Nenhum comentário: