segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Mudança de estilo liderança...

Pessoal,

aqui fica uma sugestão para aqueles que tinham o mesmo problema que o meu.

Quando começamos a nossa trajetória no mundo da gerência de projeto, geralmente buscamos o comprometimento da equipe sendo muito complacentes ou amigos dos membros do time. Isso ocorre em quase todos os casos que eu conheci.

O problema é que essa "amizade" não traz comprometimento: geralmente faz com que a equipe o respeite apenas pela sua posição de tomador de decisão (se muito!) e acabe confundindo as funções de cada um na equipe. A empresa onde eu estou é pequena. Então essa tática de amizade acaba durante a curto prazo. Fico imaginando o resultado desse modo de liderança em empresas grandes... deve ser pior!

O fato é: como mudar a liderança?

A minha idéia foi aproveitar essa mudança (implantação da metodologia de desenvolvimento) para mudar também a minha atitude. Acho que esse tipo de mudança de liderança deve ser marcado por algum evento significativo. Mudar da noite pro dia traz uma sensação ruim para a equipe.


Felizmente o resultado foi positivo. Com a mudança, consegui introduzir o conceito de FACILITADOR o que trouxe um comprometimento legal por parte da equipe. Agora parece que eles conseguem me ver com lider, não só na hierarquia, mas também como lider de equipe.

O resultado até o momento está muito bom. O aprendizado também.

Tempos atrás levantei numa das listas que assino se um gerente poderia ser amigo dos seus subordinados. O resultado foi que pode sim, claro... mas dentro dos limites!

Minha sugestão para quem está na mesma situação que eu estava é tentar implantar essa nova mudança desta forma. Introduzam um evento para marcar essa mudança. E tenham coragem para mudar.. assumam a posição de líderes que realmente somos :)

Espero ter acrescentado algo!

Abraços

Nenhum comentário: