segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Lições aprendidas em "O Aprendiz"


Quem aqui nunca ouviu falar do famoso: "YOU'RE FIRED!" do excêntrico Donald Trump?

Eu confesso que não gostava muito de assistir ao programa (nem a versão Brasuca). Até tinha curiosidade, mas sempre esquecia.

Neste final de semana, domingo, dia chuvoso... eu e a namorada zapeando a televisão, me deparei com o programa no canal People+Arts. No jornal havia visto que teria uma maratona da 5a temporada do programa.

Assisti três episódios e fiquei fã da série. Pelos seguintes motivos:

1) Donald Trump. O cara arrasa demais. Podem falar o que quiserem dele, mas tudo o que ele fala no programa tem sentido. E ele é extremamente justo nas suas decisões.

1.1) Ivanka Trump. Conselheira do seu pai. Uma imagem justifica tudo.


2) Os projetos. Cada equipe recebe um projeto completamente diferente do outro nas provas. Coisas do tipo: organizar uma pequena exposição para o XBox da Microsoft, dentro do Wal-Mart, aliando as duas empresas; realizar toda renovação dos uniformes de uma grande cadeia de hotéis; organizar um evento beneficiente para coletar fundos para alguma entidade; e assim vai. Coisas bem distintas e que envolvem SEMPRE grandes empresas.

3) As pessoas. Cada equipe elege seu gerente de projetos para cada projeto. E é aí que começamos a nos enxergar: conspirações, problemas, conflitos, crises... é sensacional ver o que pessoas sem escrúpulos são capazes de fazer para vencer. E o pior: elas acham que ninguém irá perceber que elas fazem isso. E o pior ainda: elas acabam afundando a equipe toda.

4) A avaliação dos clientes. Durante todo o projeto, nós conseguimos identificar já alguns problemas bem típicos, como por exemplo: neste projeto dos uniformes, uma das equipes entrevistou poucos funcionários e não levou em consideração o que eles queriam: algo simples e funcional. Fizeram uniformes que só caberiam em modelos, sendo que as camareiras são bem gordinhas! O outro time fez tudo direitinho e levou essa prova. Outra situação em que valeu bastante aprendizado: neste projeto da Microsoft/Wal-Mart, uma das equipes quis fazer algo muito grande e complexo. Ficou dependendo MUITO dos fornecedores, o que era um risco enorme. Deu no que deu: o resultado final foi que fizeram algo muito improvisado e que ficou evidente. Em compensação, eles acabaram vencendo a prova pois conseguiram aliar produtos da Wal-Mart no conceito do XBox.

5) A reunião com os perdedores. É aí que vemos o show do Donald Trump. Ele consegue ler facilmente os "perdedores", fazendo perguntas que de início parecem que são apenas para colocar lenha na fogueira e dar audiência, mas de fato é para colocar os pretendentes na parede e extrair suas reações sob pressão intensa. Num dos episódios, ele não hesitou em demitir uma excelente profissional por ela ter sido uma péssima líder, mesmo sabendo que as outras duas "colegas" fizeram um boicote evidente. Porém, foi coerente quando estas duas que se diziam amigas inseparáveis, ao perder o projeto seguinte, tentaram culpar uma à outra de forma infantil. Numa decisão surpreendente, ele demitiu as duas!! Foi sensacional!


6) O site. Procurando mais sobre o programa, encontrei o site deles na NBC. É EXCELENTE!! IMPERDÍVEL! Mesmo se você não acompanha o programa, vale a pena ler. Pelo simples fato que possui uma seção com LIÇÕES APRENDIDAS! Aqui tem um exemplo, depois basta navegar pelos menus para acessar as outras opções. Eu diria que o site é essencial.

Não sei se a versão brasileira chega aos pés da americana, tomara que sim. Eu só sei que não perco mais nenhuma edição :)

Enfim, se você ainda não cogitou assistir ao programa, pense duas vezes. Está perdendo uma grande oportunidade de aprender MUITO. Nunca a expressão "YOU'RE FIRED" foi tão interessante e educativa.




Abraços!

Nenhum comentário: