sexta-feira, 14 de março de 2008

Metodologias ágeis x Pessoas/Clientes/Processos

Este blog não é mais atualizado. Veja o novo blog em: www.agileway.com.br

Vamos fazer um momento de reflexão.

Pensem nos problemas que ocorrem no dia-a-dia da sua empresa.

Pensou?

Agora vamos ver alguns exemplos típicos:

- Mudança constante no escopo do projeto
- Falta de comunicação entre as partes
- Tecnologia alienígena!
- Falta de motivação das pessoas envolvidas
- Falta de comprometimento das pessoas envolvidas
- Estimativas erradas de cronograma e custos
- Falta de visão dos objetivos a serem atingidos
- Feedback positivo inexistente
- Feedback para correção de rumo inexistente
- Conflitos em excesso nas equipes
- Protótipos não tem utilidade nenhuma
- Qualidade do sistema inexistente
- Burocracia no desenvolvimento do projeto

Ufa! Se você, leitor, tem mais alguns, cite aí! :)

Pois bem... não podemos dizer que a grande maioria desses problemas podem ser classificados como problemas com PESSOAS, CLIENTES e PROCESSOS? Eu aposto que a maioria dos outros problemas que forem citados, também entrarão nesta "classificação".

Usando uma metodologia tradicional (waterfall, para software, por exemplo) temos grandes desafios a enfrentar para atacar estes problemas. Eu já vivi isso e sei como é.

Quando conheci as metodologias ágeis, percebi que o conceito atacava esses problemas de uma forma direta (e indireta) utilizando conceitos bem simples. O próprio AGILE MANIFESTO tem 4 princípios básicos:

+ Individuals and interactions
- Processes and tools

+ Working software
- Comprehensive documentation

+ Customer collaboration
- Contract negotiation

+ Responding to change
- Following a plan

Ou seja, mais foco em individuos e interações, e menos em processos e ferramentas. Mais software funcional do que documentação em excesso. Mais colaboração do cliente e menos negociação de contrato. Mais resposta à mudanças e menos seguimento ao plano original.

Metodologias ágeis existem várias. Todas podem ser aplicadas em praticamente todos os tipos de projetos. SCRUM, Lean development, OpenUp, XP, FDD, TDD, e outros DD's que surgem. A maioria dessas metodologias surgiram como adaptações para salvar projetos problemáticos ou que estavam rumo ao fracasso.

É fato que podemos atingir o mesmo resultado usando tanto metodologias ágeis como metodologias tradicionais. Mas, após vivenciar ambas situações, eu escolhi seguir o caminho das metodologias ágeis.

Não apenas pela "agilidade" aparente, que isso sugere. Mas muito mais pela capacidade em lidar com a motivação e comprometimento com as pessoas.

Se você duvida dos resultados, então leia meus posts lá do ano passado, onde eu narro a mudança que alguns conceitos de agilidade promoveram no meu ambiente de trabalho.

Um abração!

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