segunda-feira, 24 de março de 2008

Problemas de comunicação (salvo pelo email...)

Quarta-feira passada. Um dos meus chefes (o que eu tenho menos contato) me abordou durante minhas tarefas (aliás, me pegou no dia em que eu realmente estava com várias coisas para fazer) e me questionou se podia contar comigo para uma visita a uma empresa. Ele queria alguém da parte de software pois era um projeto que envolvia exclusivamente isso, e ele, por ter formação de hardware, não se sentiria à vontade.

Concordei, é claro. Na hora ele me avisou da data, 2a ou 4a feira as 14h. Não lembro ao certo o que eu disse, mas concordei. Algumas horas após, fui até o email e enviei um email a ele confirmando: "Prezado, confirmado para 4a feira as 14h?". Ele me respondeu em seguida: "Sim, neste dia queria conversar contigo antes de irmos para a reunião".

Me programei para fazer a visita à empresa na quarta-feira.

Segunda-feira, hoje. Chego no trabalho um pouco mais tarde, pois era um dia em que eu tinha poucas tarefas e então aproveitei para adiantar algumas coisas pessoais (principalmente relativas ao Leão do IR). Um dos meus chefes diz que o meu outro chefe estava me procurando desesperadamente, pois tínhamos uma visita à uma empresa às 14h. Como não me achou, ele havia ficado indignado e "xingou minhas 5 gerações", segundo o meu outro chefe... acho que em tom de brincadeira.

Fiquei na dúvida... então abri o email e mostrei aos meus outros dois chefes a mensagem onde eu confirmo "4a feira as 14h?" e ele concorda. Em seguida escrevi um email ao meu chefe bravo e mostrei que havia ocorrido uma confusão (ainda não obtive resposta).

A conclusão disso tudo é:

NUNCA se envolva em compromissos sem ter alguma prova tangível de data e hora. Principalmente quando são datas importantes. Se eu não tivesse o email em que o meu chefe concorda que o dia era 4a feira, seria a minha palavra contra a dele. No meu caso, talvez eu apenas perdesse um pouco de credibilidade com este chefe, mas em outras situações isso pode causar conflitos piores!

Entre a comunicação verbal e a formal, prefira a formal!

Abraços

Nenhum comentário: