segunda-feira, 17 de março de 2008

Proliferação de livros auto-ajuda

Vocês já perceberam a proliferação de livros de auto-ajuda que existem no mercado? Será que tudo isso é porque ainda hoje existam pessoas que consomem TODOS estes livros?

Eu não tenho nada contra estes tipos de livro. Muitos dos que eu já li, inclusive, podem entrar nessa categoria (como o Monge e o Executivo). Alguns trazem umas visões interessantes sobre trabalho e vida pessoal.

O problema é mesmo a proliferação. Livros com títulos sugestivos "Tudo o que você precisa saber para (viver melhor) (ser um líder nato) (conviver com seu chefe) (etc)".

Daí lemos o livro e ao final temos a sensação de que perdemos tempo. Um que eu comprei recentemente eu folheei e parecia ser interessante: "Você é lider da sua vida". Título bem auto-ajuda, mas nas páginas que eu dei uma rápida lida, ainda na livraria, haviam histórias sobre os grandes empresários brasileiros. Achei bacana aquilo e comprei.

Antes da metade do livro eu já não tinha mais saco para continuar. A "história dos grandes empresários" cabiam em dois parágrafos, no máximo. Extremamente superficial. Hoje o livro está na minha pequena "biblioteca" apenas fazendo volume.

Eu ainda sinto falta de alguns livros que a gente leia e realmente leve alguns ensinamentos para nossa vida profissional, principalmente. O do "gerente-minuto", "transformando suor em ouro" e até mesmo o "monge e o executivo", são alguns exemplos. Tiramos alguns ensinamentos e principalmente experiências, que acabam por vir a ser muito úteis no dia-a-dia.

Infelizmente ainda existem muitos livros que tratam de assuntos óbvios de uma forma sensacionalista. Este tipo de "auto-ajuda" eu passo longe.

E você, leitor? Já leu algum livro que você não recomendaria? Cite aí :)


Abraços

Nenhum comentário: