domingo, 30 de março de 2008

Reunião geral do laboratório


Nesta última sexta-feira tivemos uma reunião geral com todos os membros ativos do laboratório. Inicialmente a idéia era apenas deixar claro a todos a diferença existente entre a empresa e o laboratório, que por possuir como coordenadores 2 sócios da empresa, acabou gerando algumas confusões durante o ano de 2007.

Eu sugeri que fosse colocada na pauta uma das principais preocupações nossas: o ambiente caótico de trabalho. A sugestão foi prontamente aceita, pois também é de interesse dos coordenadores.

Os dias que antecederam a reunião foram marcados por preocupação por parte dos membros do laboratório. Pelo menos dois ou três vieram me perguntar do que se tratava a reunião. Muitos estavam apreensivos com o que seria discutido. Uma legítima prova de "mea-culpa"!

No dia marcado, fomos para uma sala de aula (a sala de reuniões não é grande o suficiente). O assunto laboratório x empresa foi o primeiro a ser esclarecido pelos coordenadores. Não houve nenhum debate a respeito, pois ficou realmente bem claro para todos. A idéia era evitar os "disse-que-disse" nos corredores da universidade, que já renderam alguns puxões de orelha aos coordenadores (afinal, sabemos que a história se torna uma bola de neve e chega à alta direção 1000x mais exagerada).

O assunto seguinte, sobre o ambiente de trabalho, foi discutido de uma forma bem leve. Confesso que até me decepcionei um pouco com a forma abordada. Preferia que fossem quebrados os pratos inicialmente e em seguida discutíssemos o que iríamos fazer para melhorar isso.

Os coordenadores iniciaram falando sobre "vestir a camisa do laboratório" e "ter o laboratório no sangue", como forma de comprometimento. Comentou que eles sabiam que haviam pessoas que não estavam rendendo o que podiam render. Muitas vezes por causa de distrações como conversas paralelas, internet, msn, etc. Tudo isso foi abordado de uma forma light... light demais para aquele momento.

Eu percebi que os bolsistas assimilaram (com o perdão da informalidade) a "mijada light" que receberam. Mas não consegui notar que aquela mensagem resultaria em uma mudança de atitude da parte deles.

Em determinado momento, o coordenador citou algo que eu havia sugerido: ele comentou de que os bolsistas não devessem estranhar caso um gerente de outra equipe viesse cobrar resultados. Disse que essa prática será mais corriqueira, a partir de agora. Eu gostei disso, pois eu sentia falta dessa "carta branca" para poder intervir em questões como as distrações que outras equipes costumam causar na minha equipe. Nesse momento, o coordenador até me elogiou (brinquei que eu havia ganhado o dia, naquele momento) me chamando de "supercara". Valorizou o trabalho que eu tenho feito na frente de todos, o que me deu mais credibilidade.

Fazendo um parênteses, eu não busco afirmação com os bolsistas, porém o fato de eu ter sido um bolsista há 2 anos atrás, antes de ser promovido a gerente, eu sentia que poderia causar um desconforto em alguns conflitos. Conflitos esses que, na minha visão, trariam mais ruído do que benefícios.

Terminamos a reunião reiterando que todos coordenadores sempre estão de portas abertas para críticas, sugestões, etc. Aquele papo de fim de reunião :)

Após isso, foi notório o descargo de stress pós-reunião que os bolsistas tiveram (para ver o medo com que eles estavam desse momento): conversaram alegremente no laboratório, inclusive indo contra tudo o que havíamos conversado. Naquele momento, entendi isso exatamente como isso: alívio.

Os dois coordenadores presentes na reunião comentaram comigo, ao final da reunião, que estavam certos de que a mensagem não havia sido totalmente assimilada pelos bolsistas. Eles estavam em dúvida com a eficácia da reunião. Concordei, mas ressaltei que o primeiro passo havia sido dado: criamos o background para começar a mudança.

Eles foram avisados. E é isso o que eu achei de ponto positivo da reunião. Agora cabe a nós, gerentes e coordenadores, aplicarmos na prática o que falamos. Não podemos deixar o ambiente caótico imperar novamente.

Espero que consigamos.

Boa segunda-feira a todos.

Nenhum comentário: