sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Segunda reunião de avaliação

Hoje foi nossa segunda reunião de avaliação do nosso ciclo. Como eu havia dito anteriormente, nosso ciclo de desenvolvimento tem 2 semanas de duração. Na primeira segunda-feira (ou terça-feira) definimos os rumos, objetivos e metas para o final do ciclo. Na última sexta-feira do ciclo, fazemos uma reunião para avaliar o que foi feito.

Ainda não estamos focando nos resultados, pois uma das equipes não conseguiu definir os objetivos (Alô? Comunicação de novo? Siiim!). Então avaliamos novamente a empresa como um todo.

A reunião foi dividida da seguinte forma:

1) Daily Meeting (padrão de todos os dias)

2) Avaliação pessoal no geral do que vivemos durante o ciclo (pontos positivos, negativos, considerações, etc)

2.1) Primeiramente num foco geral

2.2) Depois, focando nos pontos positivos e negativos levantados na última reunião

3) Avaliação das atividades realizadas. Nesta reunião vimos apenas se as atividades rosas - aquelas demandas fora do planejamento - atrapalharam o decorrer do plano.

4) Discussão sobre mudanças na nossa metodologia, para adequá-la cada vez melhor as nossas necessidades.

Bem, felizmente conseguimos mudar dois conceitos do negativo para o positivo. Aqui na empresa utilizamos o "Excelente" do Sr. Burns para coisas positivas e o "Duh!" do Homer para coisas negativas.

O que passamos do Duh! para o Excelente! foi as questões de "Falta de equipamentos" e também da "Produtividade". Eu acrescentei ainda, no positivo, a "Motivação", pois é um fator importantíssimo para que as coisas andem da forma correta.

Em contrapartida, temos ainda cinco itens no DUH!, sendo eles:

- Mudanças de rumo freqüentes;

- Falta de comunicação entre equipe/diretoria;

- Falta de objetivos;

- Demanda alta de atividades "extra";

- Falta de clareza na relação entre empresa/laboratório de pesquisa.

Notem que estes cinco NÓS podem ser desatados de forma simples, bastando uma reunião e mudança de conceito da diretoria. O problema é a diretoria acatar e agir dessa forma.

Bom... novamente essa reunião de avaliação foi muito bacana. Foi possivel ouvir de cada um da equipe que as nossas daily meetings foram muito boas, já que todos sabem o que o outro está fazendo, temos horários definidos agora, a motivação, comprometimento e produtividade mudaram da água pro vinho...

E é interessante ouvir isso DELES!

Enfim, cada dia mais fico feliz com a mudança que foi realizada. Mesmo que esteja em fase inicial, os resultados são quase que imediatos :)

Abraços

Um comentário:

Unknown disse...

Ola,

Para explicar a mudança rápida na motivação das pessoas quando a gente implanta Scrum eu normalmente falo da SuperNany.

Em 3 semanas ela muda toda a dinâmica de uma familia problemática, sempre usando o mesmo processo, coloca regras, muda o comportamento dos pais para mudar os das crianças, coloca um dashboard visual para ver como estão se saindo e usa a pressão de pares para alinhar comportamentos.

Se ao invés de familia fosse uma empresa com um bugdet enorme para o assunto talvez o mesmo trabalho fosse feito em vários anos, depois de muita analise com as crianças, depois de tentar fazer que elas sigam um modelo, etc, etc, etc.

Abraços,
Juan.