segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Avaliando 2007

Então, conforme prometido vamos lá :)

WHAT WAS GREAT

1) Experiência. Este foi o ano em que eu tive minha real experiência como gerente de projetos. Cometi mais erros do que acertos, mas a prática me ensinou muito.

2) PMBoK, RUP, OpenUP, XP, SCRUM, etc.. Foi neste ano que conheci mais sobre as práticas e os processos de gerenciamento. Aprendi bastante e muita coisa pude aplicar no trabalho, com bons resultados.

3) Gestão de pessoas. Na segunda metade deste ano, me interessei muito pelo assunto de gestão de pessoas. Pude ler muitos livros e discutir sobre o assunto, o que com certeza agregou MUITO!

4) As listas de discussão. Nada melhor do que trocar experiências com pessoas com as mesmas vivências do que nós.

5) Blog. Este blog me possibilitou aprender e passar toda a experiência que estou tendo. Confesso que este é talvez o aspecto mais valioso deste ano!

WHAT COULD BE BETTER

1) Liderar de forma mais efetiva. Comecei o ano de 2007 liderando como um lider inexperiente faz: atendendo as vontades dos subordinados, não estabelecendo limites, não cobrando, não passando confiança e muito menos convicção nas decisões. O tempo ajudou a minimizar isso, revertendo, diria, uns 70% disso :)

2) Elogiar menos. Eu confesso que fui daqueles lideres "otimistas"... até quando a coisa estava ruim, eu tentava elogiar, incentivar. Isso não é errado, mas eu fiz em doses elevadas. O tiro foi pela culatra.

3) Disciplinar mais. Em muitos casos eu deveria ter tido uma atitude mais disciplinadora, isto é, demonstrar que eles estavam cometendo algum erro e demonstrar o que eu vejo como certo. Eles tiveram poucas "repreensões" neste ano... e mereciam muito (só eu pra saber o quanto!).

4) Definir regras, processos e métricas. Infelizmente eu comecei a aplicar estes três conceitos mais no fim do ano. No resto do ano, foi uma "festa"... sem isso, como cobrar resultados?

5) JAMAIS premiar com dinheiro. Esse eu considero um dos piores erros que cometi. Tentei comprar comprometimento com dinheiro. Todos receberam um aumento de 50%... o "incentivo" durou 2 meses, se muito. E agora, como eu vou tirar esse dinheiro?

Ufa... esses foram o que eu me lembrei no momento! Conforme eu for lembrando, vou completando aqui ;)

Um abraço!

Nenhum comentário: