terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Projetos fadados ao ... fracasso.

Muito se fala sobre a questão "sucesso" em projetos. A discussão é sempre a mesma: o que é sucesso?

Podemos dizer que um projeto que atrasou, custou 200% mais do que o planejado e teve o escopo aumentado em 400% é um sucesso? Depende da ótica analisada. Em termos técnicos, digamos, foi um fracasso... pois a variância foi muito alta (previsto x realizado). Mas e se por exemplo o produto gerado foi um Nintendo Wii, iPod, etc. ? Então teremos um sucesso absoluto, pois atendeu as necessidades dos clientes (nos casos citados, até superou!).

Mas eu quero falar especificamente de projetos fadados ao fracasso. Pois fracasso todos nós sabemos o que significa... não existe muita subjetividade.

Eu quero falar especificamente sobre um projeto/produto que me deixa de cabelos em pé toda hora que eu vejo. Vamos tentar analisar se este é um projeto de SUCESSO ou FRACASSADO.

------------

Quem nunca assistiu à Bandeirantes, RedeTV, Record? É comum durante alguns programas o marketing descarado. É "multiprocessador para a cozinha", "capsulas para dar um 'up' na sua vida", "shampoo revitalizante", "cremes anti-rugas-celulite-estrias-mosquito-tabagismo-e-outras-mil-coisas".

Lá pelas tantas, pipoca a propaganda que me tira do sério: "TEKPIX, a câmera mais vendida do Brasil". É este produto o meu alvo.

Vejamos: do ponto de vista de mercado, eles pegaram um filão que cresce a cada dia. A tecnologia está tão difundida no mercado da fotografia digital, que existem pequenas empresas criando suas próprias câmeras (algumas marcas "diabo" pipocam por aí direto!). Com este mercado em alta, eles investiram pesado em marketing. Até ex-BBB já fez propaganda pra eles. A super TekPix tem xx megapixels, é 4 em 1, filma, fotografa, é webcam e grava áudio. O pagamento visa ser popular para todos: uma "pequena entrada" e dezenas de parcelas pequenas. Sem comprovação de renda e afins.

É um projeto que se mostra inovador e com garantia de sucesso. Essa câmera já está sendo anunciada há anos na televisão, sendo os vendedores até celebridades (procurem por "Soares da Tekpix" ou "Juarez da tekpix" no Orkut que vocês encontrarão centenas de comunidades deles).

É fato que eles devam vender muito!

Bom, até aí parece uma história de sucesso, certo? Mas vamos analisar mais de perto os fatos.

Primeiro: eles usam e abusam do pessoal que está lendo. Falam em megapixel como se fosse o item mais importante em uma câmera digital (e que muitos realmente pensam que seja). Não é. O megapixel apenas vai te possibilitar ampliar as fotos com mais qualidade. Pra que ter 8 ou 10 megapixels? Você vai ampliar a foto em um outdoor? Além disso, uma foto de 8/10 megapixels são maiores e ocupam mais espaço no cartão e no seu computador.

Ainda vem a história do 4 em 1. Ora, vocês acham que uma câmera que se presta a ser 4x1 realmente tenha alguma qualidade em UMA FUNCIONALIDADE sequer? É a velha história: você iria numa pizzaria forno a lenha ou numa churrascaria/padaria/pizzaria/ para comer uma boa pizza?

Segundo: as formas de pagamento. Eles vêm com o papo de "você não precisa comprovar renda nem ter conta em banco". Mas somando todo o valor que eles propõem, se paga aproximadamente 1.500 reais!!!!!! Só para efeito de comparação: comprei uma compacta da Canon com zoom de 6x, com cartão de 1gb. Canon e Nikon são duas marcas top de linha. Paguei 800 reais. METADE do valor da Tekpix.

Terceiro: recursos. Eles falam maravilhas da câmera. Mas quem compra se decepciona logo na primeira foto. O número de reclamações é imenso e a rejeição de quem já encostou numa dessas câmeras é altíssimo.

Quarto: pós-venda. TODOS reclamantes tiveram problema com o pós-venda da empresa. TODOS. Obviamente estou me baseando na amostragem que tive acesso. A maioria reclama de grosseirias, falta de atenção, etc.

Se vocês acham que eu estou exagerando, digitem "TEKPIX" no Orkut. E procurem para mim UMA comunidade que seja de usuários satisfeitos. Só a primeira comunidade (a mais cheia) leva o nome : "Enfia essa tekpix no ..." .

Agora eu pergunto: diante de tamanha rejeição do público, o que a empresa "Tecnomania" faz? Absolutamente nada. Continua com sua fabulosa câmera digital 4x1 e mantendo todos os itens acima citados.

Eles devem faturar bastante. O projeto para a empresa deve ter sido um sucesso. Mas será que o projeto "tekpix" é realmente um sucesso? Ou é um projeto fadado ao fracasso total? Inclusive manchando a própria empresa?

Ufa. Espero de coração que nenhum dos meus leitores tenha caído nessa ladainha deles! E se cairam, PROCOM NELES! :)

De vez em quando pretendo analisar (sob meu olhar) alguns outros projetos para discutirmos fracasso x sucesso... acho que é um assunto legal para debatermos aqui.

Um grande abraço!

Nenhum comentário: