Hoje pude perceber outra coisa gritante lá na empresa (e no laboratório de pesquisa). A falta de especialização de atividades.
Como eu disse no post abaixo, eu tive que ajudar um funcionário que ficou responsável pela parte do software do sistema. Esse SW será usado como uma apresentação (DEMO) para um cliente... sendo que eles ficarão testando o sistema no seu local de trabalho.
O meu chefe me falou que o sistema precisava ser melhorado e me "convidou" a auxiliar o funcionário a realizar algumas mudanças. Bem, a linguagem era PHP+HTML+MySQL. Há dois anos que não mexo com isto, então estou completamente enferrujado...
O que me deixou maluco foi perceber que o funcionário sabia MUITO POUCO sobre a tecnologia. Ele começou a me mostrar o sistema e eu gelei: ele pegou o sistema de um Trabalho de Conclusão e foi adaptando "in loco" para servir às necessidades. O código é praticamente inilegível.
Mas o pior não é isso. Quando solicitei auxilio de um outro funcionário, que estava mais familiarizado com as funções em que estávamos empacados, notei a cara de espanto do responsável pelo SW ao descobrir conceitos como formulários ("Ahh, então é isso que é o POST?") e sessão ("Por isso que haviam essas variáveis de sessão? Serve pra isso é?").
POXA! Como é que pretendemos alcançar clientes com esse tipo de especialização? Mesmo sendo um laboratório de pesquisa (esse projeto é para o laboratório, não para a empresa).
Felizmente o meu chefe falou na reunião hoje que eu tenho carta branca para montar a equipe. O funcionário este, do SW, será o responsável pelo hardware (a função real dele, a qual ele tem competência) e eu deverei encontrar outras pessoas para compôr o resto da equipe.
Mas isso me fez pensar como devem existir empresas que não especializam suas equipes.
O SCRUM afirma que o ideal é termos equipes multi-disciplinares. Por exemplo: um desenvolvedor, um DBA (responsável pelo banco de dados), um testador, um analista, um engenheiro... dessa forma, teremos especialistas (ou responsáveis) para cada conceito da produção de software e/ou hardware.
Eu aposto com qualquer um leitor deste blog: duvido que você não tenha conhecido em alguma empresa que tenha trabalhado, uma pessoa que era responsável por algo que ela não fazia a menor idéia de como gerir. Se fazem isso com cargos de gerência, o que dizer com cargos operacionais?
É outra coisa que eu levantarei na reunião que teremos, em breve...
Um abraço!
sexta-feira, 25 de janeiro de 2008
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