quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Liderar, delegar, multiplicar.

A grande maioria dos livros aborda estes três conceitos. Se formos analisar, eles tem total razão!

Em primeiro lugar, devemos ser líderes. Nem sempre, é claro, conseguimos ser um líder exemplar, como um "monge" de James Hunter, ou um "Bernardinho". Porém, de alguma forma temos poder de liderança, e nossos subordinados nos respeitam. Com o tempo, respeitarão mais ou menos.

O grande desafio de liderar é INFLUENCIAR as pessoas. Fazer com que elas façam as coisas que você acredita que são as certas. Vamos admitir, quase todos nós sabemos que a maioria dos nossos subordinados não fazem as coisas que pedimos porque morreriam por nós. Eles fazem porque eles se sentem na obrigação com a empresa. São poucos que conseguem realmente influenciar as pessoas.

Porém, existe uma forma bem simples e corriqueira de atingir melhores resultados nessa influência: delegar e multiplicar.

O conceito de "enpowerment" é bastante atual. Delegar tarefas e funções para seus funcionários é algo que motiva e os faz sentir mais importantes para a empresa. Você já não fez isso? Obviamente você só nota mudanças a médio e longo prazo. Ninguém fica motivado e feliz ao poder decidir alguma coisa. Mas esse "auto-gerenciamento" que eles começam a adquirir, os fazem pensar mais como empresa e menos como "vontades pessoais".

E então, por fim, vem o conceito de multiplicar. Multiplicar esse "auto-gerenciamento" para todos da equipe. Para isso, você precisará de um fio condutor! E para isso, precisará primeiro identificar os grupos de sua empresa e em seguida os lideres de cada grupo.

Influencie os líderes e eles serão seu fio condutor, seu multiplicador.

Como sempre, tudo isso parece ser tão simples enquanto eu escrevo, correto? Com certeza não é. Mas tente! Procure ao menos saber quem são os seus líderes, seus formadores de opinião, dentro do seu grupo de funcionários. Se ele não for o funcionário exemplar, busque torná-lo. Todos os demais irão seguí-lo! Não custa arriscar ou tentar!

Bom, eu pensei sobre isso enquanto assisto ao filme da Globo: "O Juri", onde um dos juris está influenciando todos os demais para ter a sentença que ele quer. E adivinhe quais foram os métodos que ele utilizou? :)

Até mais, amigos!

Nenhum comentário: