quarta-feira, 5 de março de 2008

Documentação: o carma de qualquer equipe



Estou chegando a uma conclusão óbvia, no meu trabalho: se você quer desmotivar sua equipe ou se deseja fazê-los pedir para morrer, dê a eles a tarefa de documentação.

É impressionante o poder que a palavra "documentação" tem numa equipe de pessoas técnicas. Soa quase como uma ofensa!

Como eu costumo falar, minha equipe é composta por pessoas mais jovens e ainda sem experiência real em projetos de grandes empresas. Costumo conversar com alguns amigos que trabalham em Dell, HP e grupo SONAE e todos dizem que a documentação existe em qualquer projeto que eles façam. Mas, no meu caso, parece que a minha equipe acha tudo "useless" (logo em seguida, em ordem de inutilidades, viriam os testes!).

Pois para o próximo projeto estou buscando focar exatamente nestes problemas. Para isso, farei um esforço para colocar na equipe uma pessoa com grande experiência em análise e a qual eu confio muito. Ele foi o gerente de projetos de outro projeto, e ali eu pude ver com os próprios olhos como realmente ele trabalha bem na parte de análise. Por estar fazendo doutorado, ainda tem uma escrita muito boa (aliás, sabemos que escrever é um dos maiores defeitos de qualquer pessoa técnica!).

Caso contrário, acontecerá exatamente o que a charge do Dilbert está mostrando. Quando alguém for fazer manutenção em um sistema que não teve muito contato, a coisa vai "feder!" (com o perdão da palavra).

E você, leitor? Como trabalha com a documentação em sua empresa? Ela é vista como algo do demônio para sua equipe? Eles tem dificuldades em escrever?

Um abraço!

Um comentário:

Fábio Cerqueira disse...

Flávio, usando métodos ágeis talvez seja possível reduzir mais a documentação e ter somente o necessário.Realmente documentação é um problema, principalmente em equipes mais inesperientes, vejo nos métodos ágeis um solução para pequenas empresas.