quinta-feira, 20 de março de 2008

Resultado do feedback

Ontem então tive a conversa com os meus subordinados.

Chamei todos que respondem por mim, no laboratório, e na sala de reuniões já falei de cara: "Pessoal, a batata vai assar". Expliquei a visão do laboratório por parte dos coordenadores e que eles estavam querendo marcar para a semana que vem uma reunião com todos os membros para por um ponto final nesta situação.

Eu falei que estava avisando eles antes, pois queria que eles iniciassem a mudança por eles próprios. Eles mencionaram que já sabiam que o ambiente de trabalho iria atrapalhar com a mudança da sala da empresa para o laboratório. Eu admiti isso e ressaltei que por este motivo eu sabia o como eles conseguem ser compenetrados e comprometidos quando querem.

Sugeri que a mudança deles viesse na forma de não agir como os demais. Trabalharem de fato por 3h20 que fosse e pegar 20min do dia para conversar lá no pátio do prédio. Essa simples mudança já traria um melhor resultado.

Também disse que toda a segunda-feira iremos apresentar alguma coisa de valor do projeto, para o nosso chefe. Isso irá acalmá-lo (e a mim também).

A conversa foi boa, o pessoal assimilou o recado. Vamos ver se colocam em prática. Cabe a mim agora mantê-los na linha.

O que eu senti, fora isso, foi que realmente preciso trabalhar mais a questão de conflitos. Eu costumo ficar ainda ansioso e nervoso quando sei que irei enfrentar uma situação conflituosa, talvez trabalhando a minha desnibição isso melhore. O fato que me deixou feliz foi que realmente eu enfrentei isso e passei o meu recado à equipe.

Um dos problemas que o pessoal mais cita do feedback é quando ele é dado com muito atraso. Não adianta reclamar da equipe sobre algo que aconteceu cinco meses atrás. Eu estava adiando demais essa conversa.

Quando sai da sala, me senti mais leve. Enfrentei a minha ansiedade e nervosismo. E exerci de fato minha autoridade (lembrem-se que eu associo autoridade com responsabilidade, não com poder!).

E você, amigo leitor, também tem problemas em lidar com situações conflituosas? Como você se sente nesse momento? O que faz? Comente aí!

Um grande abraço

2 comentários:

marco.hisatomi disse...

Olá Flávio,

Acredito que o caminho é este mesmo. Ou seja, você mesmo romper esta barreia que qualquer um pode ter (eu também tenho, e antes tinha muito mais). Toda situação parece ser iguais, mas são diferentes. Pessoas, mudam o tempo todo, porém nem sempre parece que é para melhor né rsrssss.

Um bom termômetro para o meu caso é a auto-estima que você mencionou, a partir do momento que isto acontece já é sinal VERMELHO. Portanto, eu não deixo acontecer!

Porém isso não é tão simples, pois o melhor mesmo é "matar" quando a coisa está acontecendo, ou seja, a qualquer instante devemos conversar, ou seja dar o feedback para o colega, seja ele superior ou subordinado. Depois que a água passa pela ponte, pode ser tarde demais.

O problema é quando você tem uma pessoa na sua equipe que se acomoda com a situação de reação. Ou seja, parece que espera você dar o feedback para então começar a mudar o comportamento (ou fazer tal tarefa). Aí o desgaste é muito grande! ... mas aí é outro assunto.

Gostei do seu blog... um grande abraço!
Marco Hisatomi

Anônimo disse...

Bom dia!!

Já faz um mês que leio sei blog. Gosto das situações que você coloca. Realmente são coisas de rotinas, mas que ao termos uma reação correta podemos tomar o controle.

Atualmente estou em busca de uma colocação. Posso enviar meu curriculo a você??

klewilliam@yahoo.com.br

Obrigado.
William R. Santos