segunda-feira, 7 de abril de 2008

Enquete e o dia-a-dia

Confesso que quando publiquei a enquete deste mês de abril (sobre o que você acha que precisa melhorar) eu me admirei como eu mesmo nunca havia me perguntado isso.

Nessa mesma reunião de sexta-feira (citada abaixo) percebi como o analista lidava com sua equipe: "Cara, tu podes ver isso hoje (17h30) para que na segunda a gente possa trabalhar com mais calma?" ele falou a um dos bolsistas. A resposta foi positiva, é claro.

Eu me perguntei por que não consigo falar o mesmo. Notei que tenho problemas de comunicação (essa foi a opção que eu escolhi na enquete) e até o momento outras pessoas também o tem.

É difícil de exigir de uma equipe, falar olho no olho, se a gente tem um histórico de timidez e inibição. Estou disposto (já comentei isso no blog em outras vezes) a buscar formas de melhorar isso, de me sentir mais a vontade para falar.

O engraçado é que eu me sinto mais a vontade para falar com meus chefes do que com meus funcionários. Não sei se a falta de comprometimento deles acabou me fazendo perder a confiança e inibiu essa cobrança mais ainda(aquela coisa do "ah, não adianta falar").

O fato é: eu vivo e viverei sempre de comunicação. Preciso ser mais instintivo de vez em quando, falar e não pensar 3x antes. Pensar 3x já demonstra insegurança... e isso eu notaria se alguém fizesse comigo.

O meu foco para este ano é: melhorar a comunicação. E pretendo fazer o possível para isso. E você? Comente aí suas idéias baseado no que você votou na enquete! :)

Nenhum comentário: