sexta-feira, 4 de abril de 2008

O que não fazer com sua micro empresa.

Desculpem a demora para novos posts. Estava com problemas particulares e profissionais (muito trabalho hehe). O podcast 2 sai nesse findi!

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Ontem durante uma reunião com um dos coordenadores, recebemos uma missão: tentar salvar um projeto junto a uma entidade parceira. O motivo? O projeto foi entregue em uma versão completamente incipiente, cheia de bugs e sem sequer uma interface com o usuário.

O resultado disso foi que já perdemos um projeto graças a isso.

Eu comecei a pensar então em como isso deve acontecer com micro e pequenas empresas. Na ânsia de ter um ROI o mais cedo possível, acabam se envolvendo em projetos que não possuem a capacidade para cumprir! E ainda por cima, sem uma equipe preparada para desenvolvê-lo.

Quando vamos a um cliente mostrar um DEMO de algum produto, temos que ter em mente que o cliente quer ver O QUE o sistema faz e não COMO o sistema faz. Sendo assim, imaginem o impacto que foi ao apresentar o produto que não tinha sequer uma interface com o usuário? Nem uma listagem de atividade simples, nem um campo de prenchimento... nem um aviso sequer. Nada!

O coordenador contou também que recentemente esteve em São Paulo para fazer uma demonstração. A idéia era mostrar o produto na versão WEB para uma platéia de 30 pessoas. Ele faria a conexão direto na empresa onde um estagiário iria interagir com ele, ao vivo. Essa interação resultaria em resultados que seriam apresentados na tela web.

Dez minutos antes da apresentação iniciar, o coordenador tentou testar o sistema. Problema: a conexão não foi possível de ser estabelecida. Correria na empresa, e eles então conseguiram ao menos conectar... a uma velocidade baixíssima.

Resultado? A apresentação foi improvisada com algumas screenshots do sistema. E portanto, o coordenador estava mostrando COMO o produto era feito e não O QUE fazia. Não soube o que os presentes comentaram, mas aposto que não devem ter ficado satisfeitos.

Quantas empresas vivem uma situação parecida? Infra-estrutura ruim, equipe inexperiente, ansiedade por um ROI rápido... e se envolvendo em projetos que não tem como dar conta?

Eu confesso que fiquei realmente muito abismado com o que escutei ontem. Nossa missão é em uma semana tentar lançar uma release do sistema (demo) para tentar salvar esse projeto. Conseguiremos, sem dúvida. Só acho que o estrago já terá sido feito.

Ficam as lições aprendidas: nunca prometer o que não se pode cumprir; mostrar valor ao (futuro) cliente; ter uma equipe com pelo menos alguém confiável para dar conta do recado... enfim.

Pés no chão para começar com um passo atrás do outro. O resultado pode demorar, mas será muito mais produtivo do que tentar correr atrás do pote de ouro.

Abraços!

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