terça-feira, 15 de abril de 2008

Implantação do SCRUM no laboratório - Parte III

Santo de casa não faz milagre, já dizia o ditado.

Mandei um email para os meus chefes, explicando da apresentação e da dinâmica. Já fizeram cara feia pelo fato de durar o dia todo. "Acho que poderia ser 1 hora de reunião apenas".

Ou seja, eles querem que eu apenas faça a apresentação, sem a dinâmica. Dai eu começo a me perguntar: alguém realmente vai aprender isso se não tiver contato nenhum com as ferramentas?

A dinâmica seria algo bem simples. Apenas algum problema para cada grupo resolver usando o SCRUM. Index cards, planning poker, reuniões, retrospectiva, taskboard... eles teriam pelo menos um contato com essas ferramentas.

Mas, já vou ter que adaptar isso para uma nova realidade.

O problema é que os males perduram. A visão de que "reunião é perda de tempo" é a pior delas. Quero só ver a cara dos coordenadores quando eu falar que teremos reuniões diárias, reuniões para avaliação, reuniões de estimativas, reuniões de retrospectivas...

Conseguir o comprometimento da direção. Esse é o maior desafio, sem dúvida alguma.

PARTE III-a

Nenhum comentário: