quarta-feira, 23 de abril de 2008

Implantação do SCRUM no laboratório - Parte VIII

Primeiro dia oficial do sprint relâmpago. Algumas constatações:

- Para a equipe que já possui experiência em SCRUM, utilizamos o tempo para levantar as atividades, coisa que ficou faltando ontem. Feito isso, encerrou-se a reunião com eles. Não há muito o que falar ou explicar.

- Para a equipe da API, a função principal foi introduzí-los ao daily scrum, sendo eles liderados pelo meu colega. Foi um momento interessante, onde eu apenas assisti e escutei. Ao final, expressei ao meu colega que ele cometera dois erros: discutiu assuntos técnicos DURANTE a reunião (o que fez com que perdessemos tempo nisso) e não questionou a equipe sobre impedimentos, esperou que eles mencionassem alguma coisa. Além disso, notei que a equipe falou como se estivesse se reportando ao gerente e não à própria equipe. Essa é uma das coisas mais difíceis de mudar no pessoal, mas acredito que eles vão estar sentindo a reunião como um acerto de ponteiros e não como um "report" em breve.

- Para a equipe de um projeto de HW, no qual o scrum master é o gerente da própria equipe, eu apenas expliquei rapidamente o que se tratava a daily scrum e depois solicitei ao scrum master que conduzisse a reunião, sendo que eu apenas escutaria e não iria intervir. Foi uma reunião bem bacana, para a primeira vez de todos ali! Levantamos tarefas não-planejadas, todos disseram o que fizeram e o que pretendem fazer para a amanhã e também levantamos o primeiro impedimento. Um dos projetos de HW foi modificado por um dos "chickens" (cliente) e ainda não foi reenviado para a equipe. Agora o scrum master terá já um impedimento para atacar. Depois da reunião, eles trataram rapidamente de assuntos técnicos, sendo bem como eu estava planejando. No final, um dos guris da equipe veio falar que a reunião estava sendo bem legal pois ele estava começando a se sentir mais "dentro" do projeto. Ele reclamou que no projeto anterior ele recebia demandas de diversas pessoas diferentes e no final era cobrado por uma delas só (que nunca estava pronta). É o tipo de pessoa que eu sempre escutei que "ele só fica na internet, não trabalha", mas acho que agora começo a entender que era um funcionário que estava com a motivação a dois palmos abaixo do fundo do poço. E noto nele um foco de motivação com essa mudança. Felizmente! E fico feliz por ele dar este feedback.

- Por fim, para o outro projeto, de testes, estamos com mais dúvidas do que soluções. Não sabemos ao certo o que testar, pois para qualquer caso são muitas variáveis envolvidas. Então decidimos começar do básico... testar uma antena por completa para saber TUDO sobre ela: potencia, angulo de atuação, leitura, etc. Mas perdemos boa parte da tarde discutindo. Como é um projeto em que apenas UMA pessoa está trabalhando não seria justo exigir algo muito pesado. Então a "user story" deste projeto para esse sprint relâmpago será a criação do plano de testes documentado.

==========================================

Hoje o meu colega, que está atuando comigo, também falou que uma das coisas que desmotiva aqui no trabalho é a falta de pró-atividade das pessoas. Ele comentou como é chato ter que estar sempre tendo que apontar os caminhos para os funcionários... lembram daquela máxima: "Traga-me soluções e não problemas"? Pois é, isso não se aplica aqui.

Mas isso é algo que quero atacar DEPOIS. Primeiro, é a comunicação.

Abraços

PARTE IX

Nenhum comentário: