quinta-feira, 24 de abril de 2008

Implantação do SCRUM no laboratório - Parte IX

Segundo dia de sprint. Hoje eu já tentei deixá-los mais "a vontade". Em praticamente todos os grupos surgiram impedimentos, mas só em um deles era um impedimento real. Nos demais eu deixei claro a diferença entre impedimento e pró-atividade, novamente.

O grupo em que já possuia um gerente, eu os deixei à vontade para conduzir a reunião como eles preferissem. E acho que o resultado foi bacana... parece o grupo mais empolgado e ativo no SCRUM. Infelizmente é o grupo que possui mais atividades não-planejadas... muito por culpa do "cliente" deles.

Com o projeto de testes, em que temos uma pessoa só trabalhando, hoje fiz algo bastante interessante. Como se trata de um "gurizão" (como chamamos aqui no Sul :), já que tem menos de 20 anos, ele ainda está naquela fase de insegurança... o meu colega me passou uma idéia para os testes e eu apenas conduzi para que o responsável pelos testes tomasse a decisão que ele achava mais conveniente. Ou seja, ao invés de chegar e dizer "Ok, tu tens que fazer isso, isso e aquilo" eu apresentei duas propostas e na conversa com ele deixei-o decidir pela melhor. E ao mesmo tempo questionei o motivo. O resultado foi que chegamos na mesma conclusão. Foi o primeiro passo para a pró-atividade dele, espero!

No mais, foi um dia corrido, com diversas tarefas para fazer em paralelo. Exatamente o tipo de dia que eu gosto :)

Aliás, estou fazendo jus aquela máxima que diz que "o gerente de projetos é sempre aquele que nunca está na sua mesa". Estou sempre em reunião, em contato com meus subordinados, colegas, chefes... ou seja, em total comunicação. Hoje eu posso dizer tranquilamente o que cada uma das pessoas está fazendo dentro do laboratório. Ou seja, aparentemente o problema de comunicação está quase resolvido!

------------------------------------------------

Amanhã é o dia da sprint review (demo) e retrospectiva. Ainda não me preparei para isso, mas já avisei a eles que EU serei o cliente, ao contrário dos nossos chefes. O motivo? Não quero inibí-los... tanto os chefes quanto as equipes. Será difícil para os chefes entenderem que tivemos uma dinâmica nessa uma semana e, portanto, os "entregáveis" são bem pequenos, quase nada. E isso pode fazer com que passe a imagem de que o SCRUM não trouxe benefício nenhum. De lambuja, ainda pode desmotivar as equipes.

Avisei a todos, porém, que eu serei um cliente fiel. Vou dar o feedback necessário, conforme o que foi prometido. Eles tem que sentir, mesmo que de forma teatral, como seria a reação com um cliente caso eles não entreguem ou entreguem sem qualidade.

Vou até preparar um "checklist" de perguntas que farei ;)

----------------------------------------------------

Para a semana que vem pretendo criar o product backlog real com todas as equipes. Talvez demore a semana toda... mas gostaria de que na 5a e 6a pudessemos iniciar as reuniões já. Tomara que dê tempo.

Abraços a todos!

PARTE IX - a

2 comentários:

Unknown disse...

Estou gostando muito dos seus relatos... sao muito validos e estou aprendendo algumas coisas... só um detalhe... depois do VIII vem o IX e nao XI :P

Flavio disse...

Detalhe né hehe foi um erro de teclas. Aprendi algarismos romanos no colégio hehe