sábado, 12 de abril de 2008

Implantação do SCRUM no laboratório - Parte I

Este blog não é mais atualizado. Veja o novo blog em: www.agileway.com.br

Assim como fiz na minha experiência, na empresa, vou fazer o mesmo para o laboratório: irei descrever como irei implantar a cultura do SCRUM no dia-a-dia das pessoas.

Muitas pessoas já me solicitaram para fazer isso, e acho que é uma ótima idéia e que irá inspirar muitos a fazerem o mesmo.

Só lembro que eu não sou o dono da verdade nem minha implantação está livre de erros. Irei adaptar apenas de acordo com a minha visão, no ambiente particular que trabalho e com meus objetivos específicos. Portanto, não sigam isso como "a verdade absoluta" ou "como fazer o mesmo na minha empresa". Usem como referência, não como manual :)

Irei marcar a reunião de apresentação na próxima quinta-feira, o que me dá (contando apenas os dias úteis) quatro dias para me preparar.

A minha idéia será de realizar uma apresentação do SCRUM. Mostrar a nossa situação atual (caótica) e apresentar a proposta do SCRUM. E deixar bem claro o que eu pretendo atingir: comunicação, comprometimento e produto.

Além disso, minha idéia é acrescentar o conceito do gerente-minuto. Como irei fazer isso?

O SCRUM será adotado para gerenciar e organizar o laboratório. Mas os processos falam muito em EQUIPES e pouco em INDIVÍDUOS. É exatamente isso que eu quero atacar com os conceitos do gerente-minuto, que são três (para relembrar): objetivos para cada indivíduo, feedback positivo e "disciplinador" (ainda não achei um termo melhor).

Após a apresentação teórica, quero realizar uma dinâmica mais abrangente do que aquela dos aviões. A idéia é fazê-los praticar pelo menos dois sprints como o SCRUM sugere, ou seja, estimar, priorizar, fazer e repensar. Tudo isso usando os modelos de artefatos que irei criar (index cards, planning poker, burndown chart, post-its, etc).

Após a apresentação, a implantação se seguirá aos poucos. Não quero mudar radicalmente o dia-a-dia deles, mas sim fazê-los vivenciar aos poucos os benefícios do SCRUM. Dessa forma, menos informação eles terão para absorver e, por consequencia, poderão digerir com mais facilidade. Até porque eles notarão rápido os benefícios dessas mudanças.

Enfim, terei quatro dias para criar todo o "background" (ambiente) para que tudo flua da forma correta. E prometo descrever isso aqui.

Então, espero que acompanhem :)

Abraços

PARTE II

Nenhum comentário: