segunda-feira, 14 de abril de 2008

Implantação do SCRUM no laboratório - Parte II

TO-DO LIST

Hoje fiz uma lista de "coisas para fazer" até o fim da semana, para garantir o sucesso da implantação. Aqui estão elas:

SEGUNDA-FEIRA

- Marcar reunião. Aqui é óbvio, né. Se ninguém souber da reunião, não haverá implantação :) Já sei os dias e horários em que a maioria pode.

- Mapear recursos, projetos e responsáveis. Esta tarefa tem o objetivo de identificar quais são os recursos reais do laboratório (sejam eles humanos ou físicos), identificar os projetos ativos (data de início e fim, objetivos) e responsáveis (stakeholders). Dessa forma já será possível, inclusive, identificar superalocação e subalocação de recursos.

- Mapear os canais de comunicação. Identificar o que está sendo usado para a comunicação nestes projetos, do tipo documentos, emails, avisos, quem responde pelo que, etc.

TERÇA-FEIRA

- Levantar infra-estrutura e solicitar o necessário. Aqui é simples: ver o que temos e solicitar o que não temos. E isso vale para o material SCRUM (flipchart, post-its, canetas, lápis, etc).

- Preparar material para a reunião. Ajustar os powerpoints da apresentação e da dinâmica sobre SCRUM :)

- Discutir as idéias a serem implantadas com os coordenadores. Isso é importantíssimo, né. Evitar que eu fale uma coisa na reunião e os coordenadores digam "Mas isso é impossível!". Já pensaram?

- Preparar o coach. Aqui é um ponto bem importante. No começo, terei que ser uma espécie de "Master Scrum Master" hehehe. Vou ter que atuar junto a todos os grupos para mostrar, no primeiro sprint, o que um Scrum Master precisa fazer. Nesse período, pretendo já definir quem será o Scrum Master da equipe (caso consiga) e treiná-lo para assumir a função. Tenho quase que certeza que eu acabarei sendo o Product Owner, pois os coordenadores possuem pouco tempo disponível para dispender.

QUARTA-FEIRA

- Revisar a apresentação e dinâmica. Repassar tudo o que foi escrito e pensado.

- Encomendar comes e bebes para a reunião. Isso é importante, garantir um coffee break ou confraternização ao final da reunião. Motiva o pessoal.

QUINTA-FEIRA

- Apresentação. Minha idéia inicial: começar às 14h30 e até as 15h45 fazer a apresentação. 15 minutos para um break. Das 16h as 17h a dinâmica. Depois, a confraternização. Muitos tem aula as 17h30, então é preciso garantir que tudo corra nos conformes.

SEXTA-FEIRA

- Adequação do ambiente. Aqui é apenas revisar com cada grupo de projeto se eles entenderam o que foi passado, esclarecer dúvidas mais pertinentes e pessoais e preparar tudo para que na semana seguinte (terça-feira, já que segunda é feriado) já possamos iniciar nosso SPRINT ZERO (para ambientá-los).

----

Este é o meu plano. Pode ser que mude alguma coisa até o fim da semana. Mas acredito que será pouca coisa.

O que acharam? Comentem ai :)

PARTE II - a

Abraços

2 comentários:

Anônimo disse...

O Material da apresentação vai ser disponibilizado?

Sérgio Cavalcante disse...

Boa, caironoleto.
O Material da apresentação vai ser disponibilizado?