quinta-feira, 17 de abril de 2008

Implantação do SCRUM no laboratório - Parte V

Tcharam!

O dia da apresentação chegou.

Procurei chegar um pouco mais cedo no trabalho, com o intuito de já ir adiantando a preparação do notebook, projetor, etc. O horário era 13h45.

Entrei no auditório do prédio, instalei algumas coisas e fui verificar se estava tudo ok com a apresentação. Nisso chegou o meu colega que será o meu braço direito nesse processo todo. Conversávamos enquanto eu fui fazendo isso. O horário era 13h55.

As 14h05 chegou a primeira leva do guris. Um terço deles, dá pra dizer. Às 14h15 chegou a segunda leva. Às 14h20 chegaram os coordenadores e o resto do pessoal.

Enfim, comecei a apresentação às 14h30. Era o horário que eu queria ter marcado, MAS um dos coordenadores falou que era melhor começar as 14h........ :/

Como eu havia pensando, avisei no início que quem tivesse dúvidas que escrevesse em um papel para perguntar ao final da apresentação. Por que? Para evitar que gerasse uma discussão paralela no meio da apresentação.

A apresentação transcorreu muito bem. Achei que eu ficaria um tanto perdido em algum momento, mas o único momento em que eu senti que me embananei um pouco, foi ao explicar a tirinha dos "porcos e galinhas". Acho que quis explicar demais e acabei enrolando. Nada que afetasse.

Procurei colocar algumas interações com o grupo, para não ficar só uma falação. E foi legal para descontrair.

Ah, como eu mencionei no post anterior, coloquei um slide para falar a respeito dos resultados da minha "pesquisa com os grupos" de ontem. Iniciei falando sobre o que é um projeto, quais são as suas características... e daí expus o motivo daquilo. Os problemas que estavam acontecendo lá e que eu consegui identificá-los de forma explícita.

A apresentação original estava prevista para ter 25 slides. Mas, comecei a perceber que ela poderia vir a ser uma referência para o pessoal, posteriormente, ao ser impressa em PDF. Portanto acabei deixando ela bem completa, com alguns exemplos para contextualizar situações.

No fim, acredito que todos ficaram satisfeitos. Notei, na prática, que alguns itens estavam fora de ordem (falava sobre previsto x realizado antes de falar de sprint, por exemplo). Mas, como eu disse, nada que fosse tão ruim a ponto de deixá-los perdidos.

Acredito que vendi o peixe! Ao final da apresentação, todos se mostravam dispostos a experiementar o SCRUM... a vivenciar a dinâmica que aplicaremos de 6a a 6a feira. Agora terei BASTANTE trabalho pois atuarei como coach, scrum master e product owner ao mesmo tempo! Mas vai valer a pena!

Espero que na outra sexta-feira eu esteja aqui escrevendo os resultados sensacionais que tivemos. Espero mesmo!

Para quem quiser fazer download, o link está aqui embaixo. A apresentação em PDF :)

DOWNLOAD DA APRESENTAÇÃO EM PDF

Ou entrem na seção de downloads e vão em "Material de apoio MPE" :)

Abração

PARTE V - a

3 comentários:

Sérgio Cavalcante disse...

Flavio, vc eh o cara. continue postando nesse blog que acesso todo dia, e que jah virou referencia diaria na minha vida de PM

Roger Leite disse...

Muito legal a apresentação !
Desejo boa sorte, pois sei o quanto é dificil "mudar uma empresa".

Por sinal estava vendo um artigo, e achei que podia interessá-lo ! Segue o link:

http://www.infoq.com/articles/Agile-adoption-study-china

[]s e sucesso!
Roger Leite

perfil disse...

Muito bom... comecei a ler a apostila e ela está muito boa...
To dando uma mergulhada em SCRUM, pois pretendo implanta-la aonde trabalho e espero q os "guris" contribuam.