sexta-feira, 11 de abril de 2008

Semana de decisão!!

Hoje aconteceu uma coisa chata. Um dos meus chefes veio cobrar resultado de dois funcionários, pois o projeto em que eles estão é de extrema importância para os nossos outros. Ele é quase que a principal dependência.

O chefe falou que desde quarta-feira vê os guris na mesma, sem avançar. E quer saber o motivo. E pior: quer que segunda-feira as 14h eles na reunião mostrem o que fizeram e se não fizeram, apresentem os problemas técnicos que enfrentaram.

O problema disso?

Esses dois guris são dedicados. Eles trabalham bastante e sempre estão envolvidos em projetos complexos. 99% dos projetos que eles participaram, não deram em nada. Eles já tem este problema e agora ainda vão sofrer pressão por outro projeto difícil?

Infelizmente a imagem do laboratório fez com que eles entrassem na "fatia ruim" do bolo. Uma pena.

Mas isso mostrou uma coisa: temos uma GRANDE falta de comunicação lá. Não sabemos o que fazemos ao certo, onde cada recurso está alocado, quais os objetivos de cada, etc. etc.

Tudo falta de quê? COMUNICAÇÃO.

E foi por isso que decidi que na próxima quinta-feira irei aplicar o SCRUM em todo o laboratório. Meu primeiro ataque será de definir objetivos para TODOS, metas para TODOS e facilitar a comunicação de TODOS.

Vou começar aos poucos, mas a COMUNICAÇÃO vai ser o primeiro passo de tudo.

Até mais e me desejem boa sorte!

2 comentários:

Unknown disse...

Flavio

Semana passada estava conversando com umd dos diretores, o antigo manda-chuva da TI, e ele me falou que a batata estava assando. A TI sempre teve uma imagem ruim, coisa de cultura da empresa e um certo preconceito do resto do pessoal que veio do meio fabril, onde todos ganham bem menos que a gente e o resultado aparece mais.

Ele me disse que os resultados meus sao melhores que dos anteriores, mas que a diretoria nao fica sabendo. ele sabe pq é ele que controla as contas e está mais envolvido no nosso dia-a-dia.

Como diz seu post, falta de comunicacao. Decidimos entao fazer uma apresentacao do que está correndo, o que vai acontecer e os resultados obtidos em 6 meses de gerencia.

Acho pouco tempo para mudancas significativas, mas pela primeira vez reduzimos custos, e até final de abril implantamos uma arquitetura padrao para os sistemas e tambem uma metodologia de desenvolvimento. Isso nunca havia saido do discurso dos gerentes. Sei porque fui funcionario de todos e sentia falta de tudo isso.

Bom, espero melhorar minha comunicacao com a diretoria e mostrar mais a minha cara.

belo post.

Anônimo disse...

Olá, primeiro devo me apresentar, Me chamo Cairo Noleto, e a pouco tempo navegando por blogs mundo a fora descobri o teu, e assinei. Estou acompanhando e gostando muito sobre os problemas que você está enfrentando, e hoje vi uma coisa legal, tu falou que vai aplicar Scrum...

Bem, queria que tu, se pudesse claro, contar passo a passo como vai ser essa implantação.

Abraços,

Cairo Noleto