domingo, 7 de outubro de 2007

Chefe amigo e funcionário bonzinho (by Max Gehringer)

Estou lendo o livro do Max Gehringer ("Pergunte ao Max"). Encontrei duas respostas dele que tomei a liberdade de transcrever aqui. É bom para refletirmos um pouco :)

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Estou há sete anos na mesma função. Meu chefe diz que me falta agressividade. Isso quer dizer que preciso bater em alguém para ser promovida?

Não. Mas talvez você esteja sendo boazinha demais. Nas empresas, existem três tipos de funcionário: o ruim, o bom e o bonzinho. Um dia o ruim vai pra fora, o bom vai pra cima, mas o bonzinho continua no mesmo lugar. Essas são as cinco características de um bonzinho:

a) Ele é ouvinte. Em uma reunião evita dar palpite. E está sempre fazendo aquele gesto de positivo com a cabeça.

b) O bonzinho concorda com tudo, principalmente com aquilo que ele não concorda. Sempre acha que é melhor não arrumar confusão e discutir depois, com mais calma.

c) O bonzinho não desafia ninguém. Não gosta de discórdia. Para ele o empate é um bom resultado.

d) O bonzinho nunca desabafa. Mesmo quando está uma arara, continua com aquela expressão de manequim de loja de shopping.

e) O bonzinho detesta aparecer. Se surgir uma oportunidade de matar um dragão e virar herói, o bonzinho prefere sentar e esperar o dragão morrer de velho.

No fundo o bonzinho é o funcionário que todo mundo quer ter como colega. Não faz intriga, não puxa o tapete de ninguém e sempre está disposto a ajudar. Por tudo isso, cgefes e colegas preferem que o bonzinho continue onde está, contribuindo positivamente para o ambiente de trabalho. E ele não reclama, porque é bonzinho.

Fui promovido a chefe de meus colegas. Éramos um grupo muito unido e ninguém se sobressaia. Agora, tenho de dar ordens a eles. Estou indeciso quanto à postura que devo adotar.

Nos primeiros dias é normal que os colegas se comportem como se o novo chefe tivesse sido promovido para atender os interesses deles. Isso não é verdade. Você foi promovido para defender os pontos de vista da empresa. Mesmo que isso contrarie coisas como você mesmo dizia. Por exemplo, que o salário é baixo, que a empresa devia capacitar melhor, etc. Só que agora você vai descobrir que essas reivindicações não são assim tão fáceis de atender. Mas fique sossegado. Sua empresa não teria promovido a chefe se não tivesse visto em você alguém capaz de se comportar como chefe. E isso significa que você não deve mais pensar como colega. Tem de começar a pensar como chefe. Explique a seus subordinados que você não mudou. O que mudou foi a situação. Você tentará fazer o melhor por eles, mas também terá de exigir que entendam sua nova posição. Se for o caso - tomara que não seja - terá que punir ou demitir alguém. Se for firme, essa fase de transição vai durar, no máximo, um mês. Daí em diante, passará a ser respeitado por sua autoridade. Porque é chefe. E também passará a ser criticado por sua insensibilidade. Porque é chefe.

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