sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Camaleão?

Pesquei uma frase da entrevista com o André Barcaui, que eu achei muito interessante. Achei a frase daquelas "ler e refletir".

Disse o André:

"O gerente de projetos deve se adaptar a sua equipe".

Achei um conceito legal, pois hoje em dia os conceitos de "liderança" e "motivação de equipe" são tão comentados, ensinados e "teorizados". Um livro que eu recomendo sempre é o "Monge e o Executivo", pois apresenta uma visão interessante sobre liderança. E sendo um livro curto (100 páginas) é perfeito para se ler em qualquer lugar.

Imaginem, então, um gerente lendo este livro e adorando a idéia de ser um "líder servidor". Então ele decide que irá aplicar todos estes conceitos em seu trabalho. O problema é que ele tem uma equipe com pessoas imaturas (estagiários, por exemplo). Em uma semana, ele se tornou refém da equipe.

E um caso comum? Uma equipe bem diversificada com diversos tipos de personalidades. Ser apenas "lider servidor" ou "autoritário" ou "democrático" vai resolver?

Portanto, o que se extrai dessa afirmação é o seguinte: gerente de projeto deve ser um camaleão. Saber lidar com cada situação, equipe e indivíduo.

Desenvolver, portanto, sua personalidade é algo essencial. Eu, pelo menos, pretendo investir bastante nisto. E vocês?

Abraços!

Nenhum comentário: