terça-feira, 23 de outubro de 2007

Novos projetos.

Hoje tive duas reuniões do novo projeto que estou começando a me envolver... de RFID.

Na primeira, entrei de direto com clientes. E, obviamente, escutei em 99,9% do tempo. Posteriormente tive outra reunião, daí sim para me interar do assunto de RFID (que eu conheço muito pouco).

O Ricardo Vargas, em um de seus podcasts, fala que "quando recebemos um projeto e vemos que é um projeto fácil, podemos ter certeza que aquele projeto ou não é para nós ou não está devidamente explicado". De fato, cada projeto é um desafio.

Sou formado em Sistemas de informação... ou seja, sou totalmente SOFT. E trabalho numa empresa de hardware, que só agora está começando a focar um pouco mais em software. Imaginem minha situação de começar de gerente de projeto (cheio de dúvidas, mas tendo que "manter a pose" - ou seja, passar confiança pra equipe) e ainda em uma tecnologia alienígena??

Hoje, entrando novamente em outra tecnologia alienígena, me sinto muito mais à vontade para enfrentar o(s) desafio(s). Até porque sei que existem pessoas capacitadas ao meu redor para dar apoio.

Portanto, lição aprendida número 1: TODOS OS PROJETOS SÃO DIFÍCEIS! Não podemos nos assustar com o que vamos enfrentar. Precisamos é encará-los como desafios e brigar com unhas e dentes para atingir o sucesso. Lição aprendida número 2: SE VOCÊ ESTÁ COM POUCA CONFIANÇA, CERQUE-SE DE BONS PROFISSIONAIS. Tem gente para fazer o papel de líder técnico, em um projeto desta natureza, eu diria que é condição "sine qua non" (eu adoro essa expressão!) para o sucesso do projeto e do gerente.

E não esqueça: aprenda com todos seus projetos... erros e acertos. Isso se chama EXPERIÊNCIA.

Nenhum comentário: