terça-feira, 9 de outubro de 2007

Resolvendo problemas...

Hoje o dia foi para resolver o nosso gargalo principal do projeto: buscar uma empresa que forneça uma tecnologia chamada de "Filtro de Kalman" para receber os dados do nosso protótipo e retornar os dados corrigidos. Passei o dia todo enviando emails. Ufa!

Aproveitei ao final do dia para resolver outro problema: atacar a produtividade da equipe. Chamei um dos membros da equipe para conversar em particular, o VT que desde o começo do projeto estava sendo preparado para ser líder técnico do projeto, mas com as mudanças que ocorreram durante o projeto (escopo e equipe, principalmente) isso foi ficando meio de lado.

Ele é um recurso muito competente e apesar de ser muito introvertido, ele tem grandes idéias e capacidade para ser um bom líder técnico. O único problema (grande, aliás) ? Ele não tem postura de líder.

Infelizmente ele é um dos que perde tempo com MSN, joguinhos, conversas, chega atrasado...

Minha preocupação com ele é grande, na atual situação do projeto (leia no post "informações x recursos x processos"). Ele já me falou que poderia estar em outra empresa, ganhando mais. Porém, preferiu nosso projeto pois deu a chance para ele aprender um pouco sobre a tecnologia. E como ele detém muito conhecimento na cabeça (vai começar a transcrever boa parte a partir de agora), o receio é de perdê-lo e com isso perder 60% do projeto.

Colocá-lo como líder se tornou imperativo, não só pelas qualidades dele mas também pela chance de ele ser um dos pilares da mudança.

Na reunião, deixei bem claro que ele precisa ter uma postura de lider, ou seja, dar o exemplo. Isso inclui não se atrasar nas reuniões e não dar margem para situações extra-trabalho, com muita frequencia. Além disso, ele também terá mais responsabilidades e será cobrado por isso.

Ele gostou da idéia e saiu da reunião feliz com a situação. O interessante é que ele sendo a pessoa que mais chega atrasada e se tornando líder, causará um impacto para ser analisado na equipe. "O quê? O VT? Por que ele? Por que não eu?". Pelo pouco que já convivi com ele, tenho certeza que fiz a escolha certa. Tecnicamente falando.

Vamos ver se ele me ajuda a ter certeza, com a sua mudança de postura. Tenho esperanças de que o resultado será muito bom. Para ele, para equipe e, consequentemente, para o projeto.

Abraços!

Nenhum comentário: