domingo, 28 de outubro de 2007

Reunião mensal de confraternização (Outubro 2007)

Sexta-feira, como de praxe, fizemos nossa reunião de confraternização na empresa. Combinamos que ela será feita toda última sexta-feira de cada mês.

Eu consegui, dessa vez, que os dois membros da diretoria estivessem presentes! Pra falar a verdade, só UMA pessoa da empresa não esteve presente, nosso gerente comercial (que acabou ficando em reunião com um cliente chato!). Ou seja, tive que me esforçar para que essa reunião fosse um sucesso!

E adivinhem? FOI UM SUCESSO!

Dividi a reunião da seguinte forma: Apresentação da metodologia (para os diretores) e discussão a respeito. Apresentação dos projetos em que a empresa está envolvida e discussão. Discussão sobre assuntos relacionados à empresa. Apresentação de um tema para discussão. Confraternização.

Foi muito legal fazer a reunião. Consegui eliminar, pelo menos naquela tarde, as ilhas que existiam entre o operacional e a diretoria. Todos puderam expôr suas visões sobre as situações da empresa. Eliminamos todos os ruidos da comunicação, boatos, conflitos e afins.

Um momento engraçado foi quando apresentei os mais de 15 projetos em que a empresa está envolvida e as mais de 5 áreas distintas em que estamos atacando (vendas, consultoria, mobilidade, espacial, agronegócio, por exemplo). Os rostos dos diretores ficaram com um misto de espanto e constrangimento hehe Mas eles falaram que já estão tratando sobre as prioridades durante alguns finais de semana de reuniões.

Não vou descrever detalhes da reunião, até porque o horário em que escrevo isso não me permite (domingo meia-noite!), mas posso dizer que se você puder fazer uma reunião como essa, na sua empresa, não perca tempo. Junte todos os envolvidos do(s) projeto(s)... discutam assuntos como ambiente/infra-estrutura, processos/atividades, RH/comunicação (esses foram os três tópicos da nossa discussão sobre a empresa).

O mais legal de tudo foi ver, ao final da reunião, o ar de satisfeito estampado no rosto de cada um dos presentes... seja pelos comes & bebes, seja pelas decisões. Após a reunião em si, ficamos aproximadamente duas horas papeando sobre assuntos como faculdade, colegas, alunos (meu chefe é professor), disciplinas, Brasil, Europa, futebol, enfim... tudo menos trabalho.

Eu gostaria de ter escrito este post na sexta-feira mesmo, pois eu estava em estado de euforia pelo sucesso da reunião. Era como se um projeto tivesse tido sucesso máximo. E na verdade, podemos dizer que foi um projeto de sucesso! Posso dizer que eu provei o gostinho do sucesso... e agora quero mais ;)

Espero que essa reunião ocorra regularmente. E que a diretoria, gerência e equipe entendam e assumam este compromisso. O resultado é sensacional.

Ah sim, o tema que discutimos, no fim da reunião (no espaço reservado para isso) foi sobre "amizade no trabalho", onde apresentei o episódio 13 da 5a temporada do "Aprendiz 5", do Donald Trump... onde a amizade influencia demais no resultado. Expôr a todos um assunto destes é, para mim, um dos momentos mais legais da reunião... onde eu sinto que estou passando alguma coisa para a equipe refletir e aplicar futuramente, nas suas carreiras.

Enfim, pessoal. Se você tem ou trabalha em uma micro, pequena ou média empresa, busque um momento para que todos os envolvidos se encontrem e debatam estes tipos de assuntos. Garantir o alinhamento de todos com a empresa é algo primário e fundamental em qualquer administração. Uma pena que muitos acham que isso "pega por osmose".

Grande abraço!

Nenhum comentário: