quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Projetos, projetos e mais projetos!

Fiz, a pedido do meu chefe, uma lista de quantos projetos a nossa empresa tem.

Nossa pequena empresa tem 14 projetos, entre aqueles que estão parados (por algum motivo), prontos (sem gerar produto) e em andamento. Agora imaginem, 14 projetos para uma empresa com 5 desenvolvedores. Dessas 5 pessoas, 3 estão em apenas UM projeto. Ou seja, restam 2 pessoas para aproximadamente 8-10 projetos!!! É um verdadeiro crime contra as boas práticas da administração!

Felizmente, como eu já havia citado, a diretoria teve uma reunião para conversar sobre tudo isso. A partir dessa lista iremos levantar quais projetos podemos tocar adiante e quais não, mantendo nosso foco (eu ainda não sei ao certo nosso foco, mas ao que parece em pouco tempo teremos "até" isso!).

O grande problema é que a empresa tem muita ligação com o grupo de pesquisa. E com isso ainda existe muito a mentalidade de "P&D"... onde quanto mais projetos, melhor.Mas é preciso lembrar que somos uma empresa e, portanto, cada projeto precisa gerar PRODUTO.

Tomem cuidado, quem trabalha em pequenas empresas, com as loucuras da diretoria de querer atirar para todos os lados. Quando vocês escutarem aquele papo de "precisamos gerar receita, vamos aceitar de webdesign até criação de máquinas agrícolas", se preocupem! A diretoria de vocês está começando a entrar em um poço sem fundo...

Boa sorte :)

Nenhum comentário: