Hoje eu cheguei atrasado na reunião diária. O motivo até foi nobre, mas não vem ao caso. Vim o mais rápido que pude para o laboratório de pesquisa, para compensar o atraso e começar a reunião.
E qual foi minha surpresa? Das 7 pessoas da equipe, apenas 2 estavam presentes. Abri meus emails para ver se havia alguma justificativa. NADA.
Me subiu o sangue. Onde está o comprometimento? A responsabilidade?
Sim, mudar para o laboratório foi uma péssima idéia. Com certeza haveria uma queda de produtividade, devido ao ambiente. Mas uma queda tão grande a este ponto?
Sentei no meu computador, fiz o que eu tinha que fazer. E no meio da tarde, recebi apenas uma justificativa (do VT, o que virá a ser líder técnico na semana que vem). Então redigi um email colocando os pontos nos i's .
Fui extremamente claro: toda a mudança que eu apliquei na empresa, foi para valorizar os membros da equipe. A idéia é deixá-los cada vez mais à vontade para que tenham as condições ideais para produzirem e se comprometerem com o projeto. Comprometimento e produção, essa era a contra-partida que eu esperava. Infelizmente o resultado comprova que nós, seres humanos, somos acomodados por natureza, em maioria.
Toda a ausência DEVE ser justificada o quanto antes. Toda ausência por questões de prova/trabalhos da faculdade DEVE ser comunicada com 1 dia de antecedência. E todas as comunicações, por email (por escrito, ou seja). Ainda deixei claro que não irei mais aceitar este tipo de atitude.
"A gente dá a mão, e querem o braço", diz o dito popular. É ou não é verdade?
Enfim, o email foi destinado ao email pessoal das 7 pessoas (mesmo aqueles dois que estavam presentes). Duas delas responderam. O VT (o próximo lider) falando que isso não pode acontecer mesmo e já justificando a sua ausência. E o CF (que respondeu 5 min depois do email enviado - veja mais sobre o CF no post acima!).
Resta saber agora o efeito do email. Na reunião diária não irei abordar o assunto diretamente, apenas falarei: "o conteúdo do email foi absorvido?".
O efeito será permanente ou rápido? Haverá contestação ou não? Só o dia de amanhã dirá.
E vocês, já passaram por situações em que precisaram ser mais firmes, duros e rígidos do que são normalmente? Comentem! :)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário