O CB, um dos membros da equipe que eu mais prezo, pois vejo nele uma pessoa responsável, trabalhadora e bastante criativo, recebeu essa semana diversas atribuições relacionadas ao laboratório.
Para quem não sabe ou não lembra, o CB trabalha na empresa mas também presta suporte ao laboratório. Isso significa que quando surge um problema no laboratório ou alguma demanda, ele precisa priorizá-las.
O problema é que 95% das atividades são: administrar usuários, administrar a rede, administrar a infra-estrutura... só atividades ordinárias!!
O CB tinha atividades bem interessantes essa semana: pesquisar sobre uma tecnologia, trabalhar em cima de um equipamento que recebemos e me auxiliar em uma apresentação de pré-venda de um produto. TODAS as atividades foram deixadas de lado para ele realizar as seguintes atividades: catalogar as máquinas (com todos os componentes), tentar arrumar um HD, administrar uma das listas da empresa.
Um detalhe bem interessante: ele ficou 2 dias em cima do HD para ver que ele realmente estava pifado. E a diretoria falou: "Ah é? Que pena. Que bom que não havia nada de importante dentro".
O quê?? Ele perdeu DOIS dias em cima de um equipamento só para vermos se dá para reaproveitá-lo?? Qual a prioridade disso?? Sendo que para ontem ele deveria ter a resposta sobre uma das tecnologias, pois teríamos um encontro com um possível cliente (que foi adiado, lógico).
E tempos atrás, ele foi apagar um incêndio que não foi causado por nós (falta de um equipamento em um evento, já que a diretoria emprestou um reserva para outro setor) e acabou pagando o pato, tendo que ficar CONTANDO O NUMERO DE PESSOAS QUE ENTRAVAM NO EVENTO!
Hoje conversei com o CB (quando ele recebeu o email do esporro, ele veio pedir desculpas pela ausëncia e conversamos sobre isso). Ele me externou toda a "motivação" com as atividades deste ciclo de desenvolvimento que tivemos.
Acabo de enviar um email para um dos diretores. Estou recomendando a mudança, mesmo que parcial, da responsabilidade dele no laboratório. Se não houver essa redução poderemos inclusive perder o CB, o que pra mim seria dar um tiro no pé.
Como desmotivar o seu funcionário?
1) Dê tarefas ordinárias para ele. Não importa o que ele esteja fazendo, sub-valorize.
2) Prometa atividades de grande importância, mas mude tudo em seguida. Não respeite as prioridades.
3) Se o funcionário não reclamar, dê mais atividades ordinárias ainda. Saber ler nas entrelinhas não é jurisdição de um chefe.
4) Lembre do funcionário apenas quando precisar dele. E, de preferência, o chame por qualquer outra coisa que não seja o nome.
5) Ele está atolado de atividades? Dê mais. E atividades sem nexo ou importância nenhuma. Ele não pode reclamar, pois está sendo produtivo.
O Max Gehringer sempre sugere para as pessoas que estão insatisfeitas, que elas procurem ser as melhores naquilo que elas fazem (mesmo que seja desentortar clipes de papel). Concordo. O objetivo disso é mostrar ao chefe que ele é capaz de assumir e realizar com paixão qualquer atividade.
O problema é quando o chefe não vê isso.
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