segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Gerenciamento de projeto como ... arte ?

Estive pensando esses tempos. Em que a arte pode auxiliar no gerenciamento de projetos?

Primeiramente, vamos a quais formas de arte que eu estou me referindo. No caso específico, sobre fotografia e sobre teatro. O teatro é uma das artes mais complexas para o ser humano. Um ator ou diretor, precisam saber o que fazem e precisam passar para o público o sentimento de cada cena. Se for tristeza, precisam fazer o público sentir isso. Se for alegria, precisam fazer o público se sentir bem. Um péssimo ator consegue fazer o oposto de cada um destes. Lembram do famigerado cigano "Igor", daquela novela da Globo? "Dara, eu te amo", dizia ele num dos momentos mais românticos da novela. Essa cena é tida como um dos maiores pastelões de todos os tempos (a interpretação dele fez o Robocop parecer Shakespeare).

O que isso tem a ver com o gerenciamento de projetos? TUDO! Ora, sabemos que gerenciar um projeto é, principalmente, lidar com pessoas e se comunicar. Imaginem vocês tendo que dar uma notícia ruim ou fazer uma repreensão a um subordinado. Como vocês irão se preparar para isso? Quem teria mais sucesso ao fazer isso, um gerente de projetos ao estilo "Tarcísio Meira" ou ao estilo "Igor"? O gerente de projetos, assim como o ator, precisa saber lidar com a sua linguagem verbal e corporal. Precisa passar confiança, motivação, alegria e paixão. Todos os envolvidos (stakeholders) agirão da mesma forma que o gerente.

Por isso, talvez não seja uma piada se algum dia você vir algum gerente de projetos falando: "Acho que vou fazer teatro". Talvez seja interessante você inclusive acompanhá-lo! Por que não? :)

-------------

A outra forma de arte é a fotografia. Ahhhh... essa eu deixei por último. Pelo simples fato que o meu hobby (um pouco esquecido devido ao tempo, é verdade) é a fotografia. E o melhor, um dos assuntos que eu mais gosto de fotografar são as pessoas. E mulheres, principalmente.



Ok, senti a maldade do pensamento de vocês. Mas esqueçam isso. Eu levo isso a sério mesmo, profissional. Gosto de fotografar mulheres, pois acho que nada é mais sensacional e cativante do que uma foto de uma linda mulher. E quando eu digo linda, falo não só em beleza exterior, mas também em carisma e empatia.

Novamente, o que isso tem a ver com gerenciamento de projetos? Amigos... vocês não sabem como a fotografia me auxiliou a perder um pouco da timidez. Fotografar pessoas é essencialmente LIDAR COM PESSOAS! E vocês acham que é fácil?

Fácil é aprender a técnica da fotografia. Qualquer pessoa pode fazer dois ou três cursos e já terem toda a teoria para bater ótimas fotos. Agora, isso vai garantir que ao fotografar uma pessoa, o fotógrafo terá uma foto cativante e bonita? Com certeza não!



O que acontece durante um ensaio fotográfico? Primeiramente, no meu caso, eu costumo convidar amigas. Ou amigas das amigas. Ou mesmo desconhecidas. Normalmente eu bato o olho e penso: "essa eu gostaria de fotografar". Então parto para o convite, que geralmente é preciso um pouco de cara-de-pau. Se ela aceitar, normalmente marcamos um final de semana.

A produção é mínima: ela leva as roupas, faz a maquiagem... normalmente a minha namorada patrulha... digo, auxilia com os equipamentos e eu fotografo.



A menina SEMPRE, na hora da foto, me pergunta: "E ai? O que eu faço?". E aí que entra o bom fotógrafo. O bom comunicador. O bom diretor. Primeiro, assim como num projeto, a menina estará "fria", ou seja, tenha certeza que as primeiras fotos serão ruins. Sempre são. Nos projetos, os primeiros documentos e artefatos gerados pela equipe são ruins também. Vamos admitir.

Aquecer a menina, assim como a equipe, é fundamental. Incentivar, motivar, brincar... sempre com respeito. Em pouco tempo, na fotografia (apenas na fotografia, infelizmente) os bons resultados começam a aparecer. Um primeiro retrato lindo e a menina já se sente mais confiante. Depois da primeira foto bonita (ou razoável) a confiança faz a menina se soltar. Daí a sessão anda sozinha. Poderíamos dizer que entramos no período "executar-controlar" do gerenciamento? :)

Notem como é importantíssimo que o fotógrafo saiba lidar com pessoas! Saber o que fazer, liderar a menina (quem disse que não estamos liderando ao conduzí-la?), indicar o que está bom e o que está ruim... tudo com muito tato e paciência.



No fim, o resultado final sempre é bom... na fotografia, ao menos. Por que não lutar, então, para que o resultado seja sempre bom em um projeto? Se não for no escopo, ao menos garantir que sua equipe foi conduzida da melhor forma possível e que por algum outro motivo o projeto não vingou. No caso da fotografia, se o cartão de memória da câmera estragar com todas as fotos... é culpa dos envolvidos?

Enfim, pessoal. Eu sou um ávido fotógrafo... que infelizmente não encontra mais tempo para praticar (mas pretendo mudar em breve esse quadro!). E gostaria de sugerir mais essa forma de arte para você, que tem algum gosto por fotografia, praticar. Pegue sua esposa, esposo, namorada, namorado, amigo, amiga, irmã, irmão e tente conduzir um ensaio fotográfico. Pratique isso e você começará a ver a complexidade que isso envolve... e o quanto isso tem a ver com nossa área de gerenciamento.



Em tempo: as fotos que ilustram esse artigo são minhas sim! Mas não mando o telefone nem o email de nenhuma delas! hehe :)

Se quiserem ver mais das minhas fotos: www.flaviosteffens.com.br

Um grande abraço!

Nenhum comentário: